UECE presente na Assembleia Geral da European Geosciences Union

17 de abril de 2015 - 11:10

alt

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi novamente representada na Assembleia Geral da European Geosciences Union (EGU), realizada em Viena, Áustria, no período de 12 a 17 de abril, com a apresentação do “Projeções de mudanças nos níveis de Evapotranspiração no Nordeste Brasileiro” (Projected Changes in Evapotranspiration Rates over Northeast Brazil), do Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas, do Mestrado Acadêmico em Ciência Físicas Aplicadas (CMACFA), coordenado pelos professores Alexandre Araújo Costa e Emerson Mariano da Silva.

Além dos coordenadores do Grupo, assinam o trabalho Sullyandro Guimarães, e Francisco Vasconcelos Jr. e Domingo Cassain Sales, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

O estudo traz análises de resultados obtidos utilizando o cluster “Lampião”, computador com 384 núcleos de processamento instalada no Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da UECE. Devido à clara tendência de aumento das temperaturas do Nordeste em função do aquecimento global, os cientistas cearenses concluem que as taxas de evapotranspiração potencial tendem a crescer significativamente em toda a região ao longo das próximas décadas.

Como consequência, espera-se, especialmente no cenário de maiores emissões de CO2, aumento da aridez e do risco de desertificação, bem como uma maior pressão sobre os recursos hídricos e a agricultura da região do que no presente.

Esta é a segunda vez que UECE é representada no encontro maior da European Geosciences Union. Em 2013, o Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas, do CMACFA, também participou, com a apresentação de dois trabalhos: “Projeções de mudanças regionais climáticas no Nordeste do Brasil” e “Simulação de níveis extremos de precipitações no Nordeste no clima atual e cenários futuros”.

A European Geosciences Union tem por objetivo dedicar-se à busca pela excelência nas geociências, e nas ciências do planeta e do espaço para o benefício da humanidade, através de seus 12,500 membros de todo mundo e seu portfólio de 17 jornais científicos de diversos escopos.

Confira os trabalhos da equipe do Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas.

Projeções de mudanças nos níveis de Evapotranspiração no Nordeste Brasileiro

Projeções de mudanças regionais climáticas no Nordeste do Brasil

Simulação de níveis extremos de precipitações no Nordeste no clima atual e cenários futuros