UECE presente ao I Seminário Cultura e Universidade, realizado pelo MinC

26 de abril de 2013 - 13:09

Mais de 350 pessoas participaram do “I Seminário Cultura e Universidade: bases para uma política nacional de cultura para as Instituições de Ensino Superior”, realizado no período de 22 a 24 de abril, em Salvador, pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Fórum de Pró-Reitores de Extensão.

O evento reuniu pró-reitores, pesquisadores, TVs e rádios universitárias e representantes de diversas Secretarias dos Ministérios da Cultura, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, gestores de órgãos como o CAPES, CNPq e FINEP e representantes da sociedade civil. “O objetivo era levantar e reunir propostas para uma política de Cultura voltada às instituições de Ensino Superior”, informou a pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, que participou do Seminário.

As propostas, que surgiram de sete grupos de trabalho, devem nortear o programa de Cultura nas universidades, coordenado pelo MinC,  tais como novos arranjos em arte e cultura para o ensino, pesquisa e extensão; a gestão cultural como tema das instituições; as perspectivas da formação para os setores criativos; as estratégias de comunicação; os equipamentos culturais e da circulação da produção artística e ainda a questão dos direitos autorais e dos recursos educacionais abertos, segundo a professora Lúcia.

Para a Secretária Executiva Adjunta do MinC, Renata Monteiro, a realização do I Seminário Cultura e Universidade reflete o esforço do Ministério em construir uma política nacional de cultura junto às Instituições de Ensino. “Criamos uma Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura a fim de fortalecer a pauta da área na Educação. Além disso, o Mais Cultura nas Escolas terá um investimento de R$ 100 milhões em cinco mil projetos culturais dentro de escolas públicas, através dessa importante parceria com o Ministério da Educação”, afirmou a secretária.

“O Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação (MEC) reflete um compromisso do MEC com a Cultura, não só no âmbito do Ensino Superior,” comentou o Secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller. Ele disse que o acordo é um processo de inclusão maior porque mobiliza municípios brasileiros a construírem seus planos e sistemas de cultura.