Uece premiada com quatro projetos no “Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica”

26 de outubro de 2011 - 19:01 #

Pela primeira vez na história do Prêmio Ceará Cidadani@ Eletrônica, que em 2011 alcança a sua quarta edição, uma mesma instituição é contemplada com mais de dois prêmios. Estamos falando da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que através de projetos desenvolvidos pelo seu Departamento de Informática (DI), concorre pela primeira vez e com quatro Projetos de Tecnologia da Informação. A UECE, cuja Administração Superior se empenha em dar um salto de qualidade na Instituição como um todo, já foi informada que está na final do concurso, ou seja, entre os três melhores em cada uma das quatro categorias do prêmio, em que está concorrendo. Os três melhores projetos de cada categoria são premiados. A classificação final, durante a qual serão conhecidos os 1º, 2º e 3º lugares, está agendada para o próximo dia 9 de novembro de 2011, quando acontecerá a solenidade de entrega dos prêmios, às 9h, no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Eufórico, o diretor do DI, Paulo Henrique Aguiar, não se cansa de falar sobre a vitória dos quatro projetos numa mesma edição. Lembrou o destaque alcançado pela Uece, com premiação em todas as categorias em que participou. Disse tratar-se de um feito inédito, uma vez que em nenhuma das edições do prêmio, uma instituição foi premiada em mais de dois trabalhos. Sobre os projetos, Paulo Henrique Aguiar, ressaltou a importância da participação da UECE no Prêmio, como reconhecimento ao desenvolvimento da Área de Tecnologia da Informação na Universidade nos últimos anos.

A iniciativa da Seplag em realizar o Prêmio Ceará Cidadani@ Eletrônica é de divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, bem como os benefícios oriundos da aplicação da Tecnologia da Informação (TI) na Administração Pública. Cada instituição pode inscrever um trabalho por categoria (Inovação, Governança de TI, TI Verde, Software Livre e Inclusão Digital). O prêmio é uma realização do Governo do Estado, através da Seplag.

A Comissão Julgadora do prêmio conta com representantes da Seplag, Gabinete do Governador, Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Centrais de Abastecimento do Ceará S.A (Ceasa/CE) e Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Projetos da Uece e seus objetivos

Sistema Web de Avaliação (Avalere): concorre na Categoria Inovação. Objetivos: Gerenciar processos avaliativos por meio de interface web e dispor de um aplicativo capaz de gerenciar processos de avaliação genéricos, com aplicabilidade a diversos contextos que demandem avaliação. Módulos: Gestão de instrumentos de avaliação; Audiência; Relatórios e Análises; e Coleta de Dados.

Sistema de Eventos (SisEventos): concorre na categoria TI Verde.
Objetivos: Alinhar as necessidades de negócio às boas práticas de sustentabilidade ambiental, através da economia de recursos naturais; permitir o gerenciamento de todas as informações e inscrições de um evento em um ambiente on-line centralizado; oferecer um ambiente computacional único e padronizado para o gerenciamento de eventos abertos ao público, possibilitando personalizar automaticamente o skin (esquema de cores) das páginas, fontes, tabelas e imagens; gerenciar inscrições em palestras, mini-cursos, oficinas, seminários e submissão de trabalhos científicos de forma eletrônica nos eventos; e permitir a emissão de certificados on-line, a geração automática de anais do evento, a visualização de relatórios, etc.

Aragatu – Kanban : concorre na Categoria Governança. Objetivos: Promover e fomentar a utilização da metodologia SCRUM no desenvolvimento de aplicativos, de forma simples e amigável; tornar público um ambiente Kanban interativo (quadro visual que auxilia o planejamento e o monitoramento de atividades de um projeto), via web, possibilitando que todos os interessados possam acompanhar as definições das funcionalidades e o desenvolvimento de sistemas; obter a curva de evolução do desenvolvimento de um produto, conhecida como gráfico Burndown, a partir de um “quadro KANBAN digital”; e prover acesso amplo e fácil a quadros Kanbans, Backlogs e gráficos Burndown.

Gerenciador de Identidade de Usuário (GIDU): concorre na Categoria Software Livre. Objetivos: Integrar o login do webmail com os demais sistemas da Universidade; fornecer novos serviços e incentivar a utilização de e-mail institucional; e disponibilizar conta de e-mail para alunos e professores através de serviços em “cloud computing” (computação nas nuvens).

Para cada projeto foi produzido um vídeo que será exibido na solenidade de premiação e que pode ser visualizado através dos links:

Sistema Web de Avaliação (Avalere)

Sistema de Eventos

Aragatu – Kanban

Gerenciador de Identidade de Usuário (GIDU)

Fonte / Contato: Departamento de Informática (DI) 3101-9715