Uece planeja implantar graduações em engenharia focadas no desenvolvimento do Ceará

5 de maio de 2023 - 08:30 # # #

Nesta quinta-feira (4), uma comitiva da Universidade Estadual do Ceará (Uece) esteve na Casa Civil em reunião no Palácio da Abolição para projetar os novos cursos de engenharia da Universidade.

A reunião contou com a participação do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; o secretário executivo de regionalização e modernização da Casa Civil, Célio Bezerra; o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Francisco Cavalcante; o diretor e o vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologias, professor Luciano Cavalcante e professor Otávio Lemos; e os professores da Uece, André Herzog, Mona Lisa Moura, Luciano Moura, e Karine Gurgel, assessora especial da Casa Civil.

Na ocasião, o professor da Uece, André Herzog, trouxe pesquisas apontando o impacto do investimento das engenharias não só nas economias mas sobretudo no desenvolvimento socioambiental. “Estamos vivendo uma nova era de ouro das engenharias”. O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, ressaltou a importância desse projeto estar sendo desenvolvido em alinhamento às estratégias de desenvolvimento do Estado, no médio e longo prazo, apontado pelo Ceará 2050. O nosso projeto para área das engenharias da Uece já nasce abraçado aos grandes desafios do desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo do Ceará “.

Durante a reunião, o secretário executivo Célio Bezerra, pontuou a necessidade de investir nas engenharias a médio prazo diante do aumento das demandas envolvendo a transição energética e o Hub aéreo, tecnológico e portuário. Esse projeto das engenharias da Uece é também uma demanda da Comissão de Transição Energética. O Ceará 2050 tem que acolher e se apropriar dessa ideia”.

Como encaminhamento da reunião ocorrida no Palácio da Abolição, ficou acordado uma apresentação da proposta ao Comitê de transição energética e à equipe do Ceará 2050.