Uece participa do Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo

9 de maio de 2024 - 14:55

 

Evento acontece em várias cidades do mundo nos dias 13, 14 e 15 de maio

O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival mundial de divulgação científica Pint of Science este ano: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência nos dias 13, 14 e 15 de maio. “Falar sobre ciência não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para enfrentar desafios presentes e futuros”, diz o coordenador nacional do evento, Luiz Almeida.

No ano de 2023, já houve um recorde de participação com 120 cidades se unindo à iniciativa, marca que será superada este ano, com a inclusão de 41 municípios que nunca sediaram o evento, e o retorno de várias cidades que haviam deixado de participar da edição anterior. “Isso mostra que o festival continua em plena ascensão. E desta vez sairemos dos bares e restaurantes e vamos também para praças públicas e outros locais a céu aberto”, revela o coordenador. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento.

Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível é o principal objetivo do festival, que busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida. “Em um mundo pós-Covid, a importância de discutir ciência se torna mais fundamental do que nunca. A pandemia destacou a necessidade urgente de compreensão científica, informação precisa e colaboração global”, acrescenta Almeida.

O evento é realizado anualmente, graças ao empenho de coordenadores e equipes locais. A professora e pesquisadora do curso de Física da Uece, Mona Lisa Oliveira, integra a comissão organizadora de Fortaleza que, nesta edição, conta ainda com o professor da Uece Fred Holanda, além de professores de outras instituições de ensino superior do Ceará.

Conheça mais sobre a programação clicando aqui.

Em Fortaleza, a edição de 2024 conta com a seguinte programação:

13/05 a partir das 18:00

Hoots Gastropub

Cyberhate e uso nocivo de redes sociais – Professora Kaline Lima (Unifor)

Uma Máquina do Tempo Chamada JWST – Professor Daniel Brito de Freitas (UFC)

14/05 a partir das 18:00

Cantinho do Frango

Desertificação no Semiárido Brasileiro: desafios, causas e consequências – Professor Fred Holanda  (Uece)

Mensagem em uma Garrafa: O Lixo Africano como Visitante Inesperado nas Praias do Ceará – Professor  Tommaso Giarrizzo (UFC)

 

15/05 a partir das 18:00

Bulls Beerhouse 

Mulheres cientistas: por que ainda somos minoria? – Pesquisadora Nivia Dias (Embrapa)

O que esperar de uma geração que fuma pen drive? – Professora Juliana Melo (Unifor)