Uece participa do festival de divulgação científica Pint of Science

15 de maio de 2023 - 13:58 # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) participa no dia 24 de maio do Pint of Science, evento de divulgação científica, iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento.

A Uece participa da coordenação do evento desde 2021, tendo a professora Mona Lisa Moura como assessora acadêmica e, nesta edição, o professor da Uece Hugo Fernandes conversa com os frequentadores do Vila Camaleão (Avenida Barão de Studart, 671) sobre Conservação da natureza para muito além dos romances, no dia 24 de maio, a partir das 18:00. No dia 24 ocorre ainda a palestra Plant-based: como será o alimento do futuro? com a pesquisadora da Embrapa Ingrid Vieira Machado de Moraes, também no Vila Camaleão.

O evento ocorre ao longo de três dias, tendo início no dia 22 no restaurante Cantinho do Frango, na Aldeota, com a palestra “Hidrogênio Verde: abastecendo o futuro com renováveis”, ministrada pela professora da UFC Fernanda Lobo. Em seguida, será a vez de Normanda Morais, do programa de pós-graduação em psicologia da Unifor, falar sobre Resiliência – sobre navegar através das adversidades. 

No dia 23 de maio, o encontro científico será no Hoots Gastropub, no Meireles. Marcelo Soares, da UFC, chega com a apresentação Ciência debaixo d’água: o que nos atrai nas ondas do mar?. Na sequência, os professores Saulo Reis, da UFC, e Vládia Pinheiro, da Unifor, falam sobre Que história é essa, ChatGPT? que vai falar sobre o que está por trás desta tecnologia. 

A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

Sobre o palestrante

Hugo Fernandes Ferreira: Biólogo e Doutor em Ciências Biológicas. Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pertence ao corpo docente do Programa de Pós-graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade da UFC (PPGSIS – UFC) e do Programa de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da Universidade Federal de Minas Gerais (Amerek – UFMG). Lidera o Laboratório de Conservação de Vertebrados Terrestres da UECE (Converte), que desenvolve pesquisas sobre defaunação, uso e manejo de fauna. É Diretor de Inovação da Seteg Soluções Ambientais e trabalha há mais de 10 anos para a popularização da Ciência no Brasil, por meio do Núcleo de Divulgação Científica da UECE (Ciente). Foi colunista de Ciência da Jangadeiro Band News FM, assinou textos científicos para veículos como HuffPost New York, Piauí, Veja e Folha de S. Paulo, tendo sido considerado pela Revista GQ como um dos Influenciadores do Conhecimento no Brasil.

Sobre o Pint of Science

O festival é realizado ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas.

Criado em 2012, por iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.