UECE participa do 1º Encontro Nacional PIBID-Filosofia

5 de julho de 2013 - 17:35 #

Dez estudantes do curso de Filosofia, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), liderados pelo professor do Colegiado de Filosofia Regenaldo Rodrigues da Costa — coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Filosofia da UECE — participaram, no período de 12 a 14 de junho, em Vitória-ES, do 1º Encontro Nacional PIBID-Filosofia. O evento aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Participaram do evento, bolsistas de 22 universidades integrantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O programa é mantido pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, e tem como objetivo apoiar e fomentar práticas formativas desenvolvidas em cursos de licenciatura nas mais diversas IES. São mais de 40 mil bolsistas em todo o país.

O encontro de Vitória reuniu pela primeira vez, representantes, estudantes e professores universitários e da educação básica, participantes dos projetos PIBID desenvolvidos em cursos de licenciatura em filosofia. Foram mais de 300 participantes, que apresentaram cerca de 160 trabalhos. A maior delegação presente no evento foi da UECE. O professor Regenaldo Rodrigues da Costa apresentou trabalho que versou sobre o tema “A possível contribuição do PIBID – filosofia para o ensino da filosofia no nível médio como mediação para uma formação moral e cidadã.

Os alunos da UECE apresentaram os seguintes trabalhos: “A importância do ensino de filosofia no desenvolvimento da educação e na relação ensino-aprendizagem; Teoria e prática: a graduação e o PIBID; Aprender e ensinar pela pesquisa no cotidiano escolar na filosofia; A importância de atividades lúdicas nas aulas de filosofia; A Formação e organização do conhecimento docente segundo Maurice Tardif; A trajetória do ensino da filosofia no Brasil: da Colônia (1549 a 1759) ao império (1822 a 1889); A escola e educação unidimensional: marcuse e a escola profissionalizante; O papel da filosofia no ensino médio: debate sobre o ensino filosofia a partir da experiência cearense; O trabalho e suas influências na formação humana e no desenvolvimento da educação; PIBID como possibilitador de uma consciência filosófica e Pensamento libertário e suas reflexões sobre a educação formal no Brasil: uma reflexão sobre o cotidiano escolar.

Veja a lista dos estudantes da UECE, que apresentaram trabalho no encontro, Ana Priscila Lima Nascimento, Edson Sá dos Reis, Francisca Arruda da Silva, Gabriela Pinheiro Campos Ratts, Ítala Maria Reis Torres Portugal, John Karley de Sousa Aquino, Kácia Natalia de Barros, Luiza Santos Ferreira, Nahyane Nogueira Lima e Nayade Moreira da Costa.

Veja a carta-documento elaborada pelos participantes ao final no encontro.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico: http://encontronacionalpibid.blogspot.com.br.