Uece participa de reunião sobre projetos aprovados no Pronex

3 de fevereiro de 2016 - 12:39

Os professores Maria Salete Bessa Jorge, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), José Ricardo de Figueiredo e Vicente José de Figueiredo Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), estiveram presentes na última sexta-feira, 29, em reunião de coordenadores dos projetos aprovados pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência Pronex/Funcap/CNPq, promovida pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A Uece está envolvida em oito projetos, sendo cinco coordenados por docentes da Instituição. De acordo com o professor Ricardo de Figueiredo, o encontro foi “excelente pelo esclarecimento da prestação de contas. A Funcap está sendo bastante flexível com relação à aplicação dos recursos e eu acho que houve um avanço muito grande nesse sentido”.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, os “projetos têm uma importância grande para o Ceará. É com muita satisfação que, ao ler o conjunto das propostas, vemos que nós temos pelo menos 50% das propostas voltadas para a área da saúde. E isso atende a uma expectativa grande do estado do Ceará”.

O secretário destacou, ainda, o entrelaçamento das universidades e institutos de pesquisas locais com órgãos federais de pesquisa presentes no estado, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). “Nós tivemos uma ampliação do esforço muito grande. E nesse entrelaçamento nós só ganhamos. Ganha o Ceará e o Brasil, porque temos instituições de peso do país inteiro”, afirmou.

Presidente da Funcap, Francisco César de Sá Barreto chamou atenção para o esforço dos gestores e técnicos da Fundação para a realização do edital, bem como a importância de mobilizar a comunidade científica para a formação de redes para pesquisas de excelência. “Nós teremos bons resultados para a ciência no Ceará”, destacou o dirigente da Funcap.

Diretor científico da Funcap, o professor Luiz Drude de Lacerda apresentou um histórico do Edital 02/2015, mostrando como foram as negociações com o Governo do Estado do Ceará e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado foi a ampliação dos R$ 7,7 milhões iniciais para R$ 12.157.735,42, a serem destinados a 21 projetos de pesquisa aprovados no edital.

O professor Drude contou com apoio dos técnicos da Fundação para esclarecer as dúvidas dos coordenadores presentes sobre questões relativas ao desembolso e utilização da primeira parcela, bem como sobre prestação de contas, informando da disponibilidade da equipe da Funcap em tirar dúvidas sempre que solicitada.

De acordo com o diretor científico da Funcap, as modificações realizadas no edital beneficiaram a comunidade científica cearense. “Muitos pesquisadores de excelência tinham ficado de fora dos editais anteriores. Esse edital estimula a criação de redes de pesquisa e ainda prepara os grupos locais para competirem em editais nacionais”, destacou Luiz Drude de Lacerda.

As 21 propostas aprovadas contemplarão pesquisas nas áreas de Desenvolvimento de novos fármacos a partir da biodiversidade cearense; Novos materiais para aplicações industriais; Mudanças do clima, usos do solo e impactos socioambientais; Tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária no Ceará; Redução de risco hospitalar e diagnóstico de patógenos; TI aplicada à saúde da mulher e prevenção à violência; Terapêutica de doenças crônicas e Gestão pública em saúde.

Com informações da Funcap.

Uece tem propostas aprovadas em Edital Pronex/Funcap/CNPq