Uece participa de reunião sobre expansão de polos de Educação a Distância no Ceará
7 de fevereiro de 2025 - 09:21
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) participou na manhã desta quinta-feira (6), de reunião no Palácio da Abolição, com o governador Elmano de Freitas, a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho, e o diretor de Educação a distância, Antonio Carlos Amorim. O encontro que também contou com a presença da secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro, teve como pauta principal o fortalecimento da parceria para ampliar o acesso ao ensino superior através da Educação a Distância (EaD) em todo o Estado.
O objetivo é levar, até 2026, um polo universitário de EaD para cada município cearense, fortalecendo o papel das universidades estaduais — Uece, Uva e Urca — na inclusão educacional. O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares participou da reunião e destacou a atuação da universidade na oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD, reafirmando seu compromisso com a democratização do ensino superior público e de qualidade.
Em 2024, o Ceará alcançou o marco de 60 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em funcionamento, com a criação de 25 novos polos para aulas presenciais de cursos de graduação e pós-graduação. Para 2025, está prevista a implantação de mais 38 polos em municípios com população entre 20 mil e 50 mil habitantes.
O governador Elmano de Freitas ressaltou ainda a importância da parceria entre o Governo do Ceará, a CAPES, que é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e as universidades estaduais para garantir o acesso de jovens cearenses ao ensino superior. “Estamos promovendo uma transformação significativa na vida de milhares de cearenses, ampliando as oportunidades de formação acadêmica em todas as regiões do estado”, destacou.
Essa iniciativa se soma aos esforços do Governo do Ceará para ampliar a infraestrutura física e a qualidade das universidades estaduais, incluindo a convocação para as três universidades de mais de 500 novos professores concursados, apenas da Uece já foram mais 275 professores empossados. A Uece segue desempenhando um papel fundamental nesse processo, contribuindo para uma política estadual de acesso ao ensino superior público, gratuito e de excelência.
Também estiveram presentes o coordenador da UAB na Uece, professor Francisco Fábio Castelo Branco; o coordenador da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais, professor João Rameres Regis; a coordenadora adjunta da UAB na Uece, professora Eloisa Vidal; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas a distância da Uece, professora Germana Paixão; demais coordenadores e professores da Uece e outras autoridades das demais instituições que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil no Ceará.