Uece participa de palestra proferida por treinadores olímpicos de Cuba

4 de agosto de 2016 - 12:26

Professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participaram na última segunda-feira, 1º de agosto, de palestra proferida pelos técnicos da seleção de atletismo cubano, Daniel Osorio Diaz e Nelson Garcia. O reitor Jackson Sampaio esteve também presente no evento que aconteceu no auditório da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte).

alt

Os treinadores estão em Fortaleza com a equipe que participará das Olimpíadas Rio 2016. A delegação de atletismo de Cuba está em período de aclimatação no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), localizado em frente à Arena Castelão.

alt

Osório falou ao público sobre o sistema de seleção dos atletas. Explicou que o processo passa por quatro fases, com início ainda na escola, aos nove anos de idade. “El primer paso es la educación física en las escuelas. (…) podemos identificar quién tiene el potencial incluso antes de los 10 años“, explicou o técnico.

As demais etapas passam por iniciação esportiva, aperfeiçoamento atlético e esporte de alta competição. Essa última para atletas acima de 20 anos.

alt

O reitor da Uece admirou a estratégia. “As escolhas que foram feitas foram politicamente muito adequadas. Elas dão resultados sociais fantásticos. (…) Esse sucesso no esporte é uma opção política, um investimento político, é uma escolha fortemente ligada à saúde, educação e cidadania”, disse Jackson Sampaio.

Nelson Garcia, que se declarou emocionado e feliz por compartilhar sua experiência de mais de 50 anos no esporte, ressaltou que mais importante que formar um atleta é produzir valores.

alt

Para Nielpson Dias Carvalho, estudante do 8º semestre em Educação Física na Uece, o momento foi uma oportunidade de valor. “Foi muito bom e enriquecedor. Falaram não de coisas que já sabíamos, mas de suas experiências e metodologias utilizadas com seus atletas. Gostei muito”.

alt

Estiveram também presentes o secretário executivo do Esporte, Márcio Brito, e o presidente da Federação Cearense de Atletismo, Jerry Welton Barbosa Gadelha. O evento foi uma parceria da Sesporte e da Federação Cearense de Atletismo.