Uece participa da mobilização 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

10 de novembro de 2021 - 15:22

Por meio do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em situação de Violência (NAH) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Afrobrasilidade, Gênero e Família (Nuafro), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) terá programação voltada para a mobilização “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada anualmente em diversos países.

Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação da violência contra a mulher e deixando em evidência a luta pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres.

No Brasil, são 21 Dias de Ativismo, tendo seu início em 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, enfatizando a dupla discriminação sofrida pela mulher negra, e terminando no dia 10 de dezembro.

Na programação da Uece, o minicurso Enfrentamento à Violência contra as Mulheres nas Redes Sociais: estratégias e táticas dos coletivos feministas jovens e o minicurso Literário Feminista – Um diálogo com as autoras. Os minicursos integram também a programação da XXVI Semana Universitária da Uece. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, dia 11, e serão realizados nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

No dia 26, em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, haverá às 15h, pela internet, a mesa-redonda “Violência contra as mulheres na Universidade: ações e desafios institucionais”. O evento terá como debatedoras as professoras Teresa Esmeraldo (NAH/Uece) e Zelma Madeira (Nuafro/Uece); e como expositora, Milena Barroso (UFS).

Em 1º de dezembro, às 19h, também pela internet, acontecerá a aula pública “Feminicídios em Fortaleza: dificuldades institucionais e circuitos de violência”, com a professora Geórgia Oliveira (UFC), e mediação da professora Paula Brandão (Uece).