Uece participa da celebração dos 30 anos de Spaece na educação pública cearense

10 de novembro de 2022 - 10:46 # #

Avaliação anual identifica competências e habilidades dos estudantes das redes estadual e municipais; monitoramento subsidia o desenvolvimento de políticas públicas

A governadora em exercício, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, esteve presente na noite desta quarta-feira (9), na abertura do Seminário Spaece 30 anos, em reconhecimento à atuação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) em prol da educação pública cearense nas últimas três décadas. O evento foi realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o apoio do Instituto Unibanco, por meio do programa Jovem de Futuro.

“O Spaece é muito mais que uma ferramenta de gestão pública voltada ao aprimoramento da educação pública. É uma realidade que transforma vidas e é símbolo do nosso potencial”, enfatizou a desembargadora e governadora em exercício, Nailde Pinheiro. “Hoje é dia de fazer aquela avaliação daquelas sementes, que foram plantadas há 30 anos e estamos [aqui] colhendo os frutos”, pontuou.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “discutir o SPAECE e aprender sobre esse sistema de avaliação é um ganho para todos os que atuam na educação básica pública cearense, educação essa que é reconhecidamente destaque nacional por sua qualidade. Isso é motivo de orgulho para a sociedade. Porque esse dado não diz apenas dos índices, dos números que o Ceará conquista nas avaliações, mas, principalmente, de transformações efetivas na vida das pessoas, transformações que somente a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada pode promover.”

Avaliação

Criado em 1992, o Spaece avalia as competências e habilidades dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes estadual e municipais em Língua Portuguesa e Matemática. Alinhado ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o monitoramento identifica o nível de proficiência e a evolução do desempenho estudantil para subsidiar políticas educacionais.

Para a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, a Spaece é fundamental para a educação pública estadual. “A avaliação é fundamental para que possamos perceber onde as nossas crianças e nossos jovens se encontram e a partir daí, construímos propostas e projetos que possam, cada vez mais, melhorar a educação cearense”, explicou a secretária.

Pioneira no quesito avaliação estadual, a avaliação cearense, atualmente, está estruturada em três vertentes: Avaliação da Alfabetização (Spaece-Alfa) para identificar a proficiência em leitura no 2º ano do Ensino Fundamental e complementa as ações do Programa de Alfabetização da Idade Certa (Paic), focado na alfabetização e letramento de crianças até os 8 anos; Avaliação do Ensino Fundamental para 5º e 9º anos; e Avaliação do Ensino Médio para estudantes da 3ª série.

Avanço na educação cearense

A primeira edição do Spaece, há 30 anos, contemplou somente a capital Fortaleza, onde alcançou 14,6 mil estudantes do 4° e 8°anos de 157 escolas estaduais. Foi apenas em 2003, que a avaliação alcançou, pela primeira vez, todos os municípios cearenses, num total de 28,5 mil estudantes de 8° ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Apesar dos quase 10 anos entre o início e o alcance a todos os municípios, a professor da Uece e estudiosa da educação, Eloísa Vidal, enfatiza que a prova foi e continua sendo essencial para o avanço da educação no Ceará.

O Ceará foi o primeiro estado da federação a criar uma avaliação estadual, é isso tem pautado as políticas públicas desde então. Embora tenha passado por vários governos, vários partidos, isso permaneceu como uma política de Estado. Isso qualifica a iniciativa como uma iniciativa madura, robusta e que tem ajudado muito que o Ceará avance nos seus indicadores”, destacou a professora.

As experiências do passado no Ceará tornaram o sistema anual ainda mais desenvolvido. Com realização em todos os 184 municípios do Ceará, a avaliação deste ano letivo foi iniciada em 19 de outubro, com a 3ª série do Ensino Médio e do 2º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. No período de 28 de novembro a 2 de dezembro será a vez do Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º anos). As crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, terão o nível de leitura avaliado. A expectativa é alcançar mais de 421 mil alunos, segundo a Secretaria da Educação (Seduc-CE).

Esse momento de comemoração do Spaece é a tradução de como o Ceará enfrentou, em condições muito adversas, um política educação que a avaliação capta uma evolução muito significativa acima de qualquer tendência histórica do que seria esperado há 30 anos atrás”, destacou o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, parceiro da Seduc há 10 anos, Ricardo Henriques.

Presentes

Participaram da abertura, além da governadora em exercício, Nailde Pinheiro, da secretária da Educação, Eliana Estrela, do reitor da Uece, Hidelbrando Soares, do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, entre outras autoridades, estavam presentes gestores, professores, homenageados e estudantes.

Programação do seminário

A programação do seminário seguirá, nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Na quinta-feira (10), das 9h às 17h, serão realizados oito painéis. Pela manhã, serão apresentados os temas “História, políticas e resultados”, “Gestão educacional e os resultados”, “Políticas de responsabilização: dinâmica e resultados” e “Aspectos metodológicos e técnicos: desenho e aprimoramentos”. À tarde, estarão em pauta “Acompanhamento da Aprendizagem discente”, “Modelos alternativos e formação de professores em avaliação”, “Resultados das políticas de incentivos na rede e os caminhos pós-pandemia” e “Crescimento do ensino de Matemática após o início da aplicação”.

Já na sexta-feira (11), das 8h às 17h, a agenda tem sequência com quatro minicursos – “Iniciativas municipais de avaliação”, “Gestão pedagógica e avaliação educacional”, “Análise de dados educacionais” e “Compreensão leitora: o que aprendemos em 30 anos”.

Lançamento da coleção 30 anos do SPAECE

Publicada em co-edição SEDUC/EdUECE com apoio do Instituto Unibanco, tendo na coordenação editorial Ana Gardennya Linard (SEDUC) e contando com o protagonismo da professora Eloísa Vidal (Uece), uma das organizadoras, a coleção 30 anos do SPAECE é a fotografia de uma história que tem transformado a educação cearense e servido de inspiração para outros estados brasileiros.

No primeiro volume registram-se as memórias e as histórias do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) segundo os atores envolvidos em seu processo de implementação nos últimos trinta anos (1992-2022). No segundo volume, vários especialistas em educação refletem sobre a relevância da avaliação na educação e fazem propostas de ação e no terceiro volume é apresentado um panorama de todas as produções científicas já realizadas sobre o SPAECE ao longo desses anos. A UECE (e seguindo seu exemplo, a EdUECE), em sua aproximação com a SEDUC, reforça sua vocação como propulsoras da educação básica em nosso estado.

Com informações e fotos da Casa Civil.