Uece participa da 6a Feira do Conhecimento com programação diversificada

1 de novembro de 2022 - 16:18 # #

A programação, inteiramente gratuita e presencial, acontecerá no Centro de Eventos do Ceará

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) participará da Feira do Conhecimento, evento realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) que apresenta o universo da Ciência, da Tecnologia e do Empreendedorismo nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em seu Pavilhão Oeste.

Após dois anos acontecendo apenas on-line, o evento retoma seu formato presencial e promete reunir cerca de 30 mil pessoas nos três dias de atividades. O público-alvo é formado por jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.

As atividades da Uece envolvem diversos setores e contemplam públicos de todos os interesses. Já na solenidade de abertura, no dia 3 de novembro, às 14h30, a apresentação musical ficará por conta do Octeto da Banda Sinfônica da Uece, com regência do professor Márcio Landi. O repertório da apresentação vai de Piazzolla a Zequinha de Abreu, passando por Tom Jobim e Hermeto Pascoal.

No stand principal da Uece, os participantes da feira poderão conhecer mais sobre as ações e as pesquisas realizadas pela Universidade, além de conhecerem o trabalho do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Uece), que discutirá, de forma lúdica e interativa, propriedade intelectual e proteção de propriedade. Além disso, estarão em evidência as ações do NIT com foco em pesquisadores da Universidade e inventores independentes, com sorteio de brindes, como vouchers ifood e Uber e Xiaomi Mi Smart Band 5, nos três dias do evento.

A Editora da Uece (EdUece) também estará presente, com stand próprio. A EdUece, que está comemorando seus 35 anos, exibirá publicações nas áreas de Ciência, Tecnologia, Saúde, Inovação, além de esclarecer aos participantes sobre como acessar todo o seu catálogo de e-books de acesso livre, para colaborar com o desenvolvimento científico da sociedade brasileira.

Outra participação importante, também com stand próprio, é a do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS/Uece). O Museu, que fica situado na cidade de Pacoti, apresentará parte do seu acervo e as atividades desenvolvidas. Atualmente, o Museu possui cerca de 10 mil itens em suas coleções científicas entre as áreas da Zoologia, Botânica e Paleontologia. Nesse stand, os visitantes poderão conhecer aves, mamíferos, insetos, répteis, anfíbios e plantas, além de poder conversar com curadores e voluntários que fazem parte do MHNCE e saber sobre toda a dinâmica de funcionamento e as pesquisas desenvolvidas em um museu de história natural.

                                                                                              Acervo do Museu

Outra atividade desenvolvida pela Uece será o 4º Hackathon do Conhecimento, realizado pela Incubadora de Empresas da UECE (IncubaUece) e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet). O hackathon irá promover uma maratona que tem como finalidade desafiar os times participantes a desenvolverem, em 48 horas, soluções tecnológicas com potencial inovador. Ao final do desafio, as equipes irão apresentar seus projetos para um júri formado por especialistas na área do empreendimento, em um pitch dinâmico que premiará os melhores trabalhos.

A inscrição para o 4º Hackathon do Conhecimento pode ser realizada aqui.

O UeceVest também estará presente na Feira, dando uma força aos estudantes que estão prestes a realizar o vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos dias 3 e 5 de novembro (quinta-feira e sábado), no horário das 15h às 18h, os professores do curso pré-vestibular UeceVest estarão juntos para um grande aulão preparatório.

Ao todo, serão 11 profissionais prontos para revisar e passar todas as orientações para o sucesso dos alunos nas provas. Os professores irão pontuar os assuntos mais recorrentes nos exames e garantir a motivação dos estudantes nessa reta final. Os aulões serão totalmente gratuitos, mas limitados a 500 vagas. Para participar, é necessário se inscrever no site.

A programação da Feira inclui, ainda, palestras nacionais e temáticas, sobre metaverso, robótica e cultura maker, por exemplo, além de espaço para negócios e networking. As atividades acontecem no horário das 14h às 21h, no Pavilhão Oeste, com destaque para oficinas, mostras de tecnologias, exposição de museus e muito mais.

A Feira do Conhecimento é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e do Instituto Centec.

 

Serviço:


Inscrições abertas para a 6ª edição da Feira do Conhecimento

Data do evento: 3, 4 e 5 de novembro de 2022 (de quinta-feira a sábado)

Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste

Entrada franca

Inscrições em:  www.feiradoconhecimento.com.br