Uece Outorga Título de Notório Saber ao pesquisador Douglas Heimark

21 de setembro de 2015 - 18:35 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) outorgou na tarde do dia 14 de setembro, o Título de Notório Saber ao pesquisador Douglas Biggam Heimark, em sessão solene, do Conselho Universitário (Consu), na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), no campus Itaperi. O reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, presidiu a cerimônia de outorga do título.

alt

A Resolução Nº 1098/2014 do Consu, que foi aprovada por unanimidade no dia 04 de agosto de 2014, define assim: “O reconhecimento de Notório Saber é restrito a profissionais cuja competência, produtividade e experiência transcendem o domínio institucional e sejam de reconhecimento público, comprovadas por produção científica, artística ou cultural, qualitativamente diferenciada e quantitativamente regular”.

O Homenageado

Segundo o professor Manassés Claudino Fonteles, que na ocasião fez apresentação do homenageado, Douglas Biggam Heimark trabalhou durante 30 anos, como pesquisador de nível superior, com o professor Joseph Larner, descobridor do Mediador Putativo da Insulina, no campo dos estudos sobre Diabetes e publicou vários dos seus mais importantes trabalhos científicos em revistas médicas de mais alto impacto. Com o falecimento do professor Joseph Larner, o único laboratório do mundo que continua na mesma trajetória de pesquisa do referido cientista é o da Uece, detentora de todos os equipamentos capazes de reproduzir condições semelhantes àquelas da Faculdade de Medicina da Universidade de Virgínia/USA. O professor Douglas Heimark demonstrou interesse em continuar, na Uece, a sua pesquisa interrompida com a partida do professor Joseph Larner, afirmou o pesquisador Manassés Fonteles.

alt

Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio destacou o crescimento da universidade, no âmbito da pós-graduação, citando dois grandes Programas de Pós-Graduação, o de Ciências Veterinárias (esse com nota ¨6¨ na avaliação da Capes) e o de Ciências Fisiológicas, ambos estreitamente vinculados às pesquisas de Douglas Heimark. A Uece possui hoje, 173 Laboratórios, conta com 163 grupos de pesquisas cadastrados no CNPq, oferece ainda 10 doutorados, 17 mestrados acadêmicos e dez mestrados profissionais, concluiu o reitor.

A outorga do Titulo de Notório Saber, faz parte das comemorações dos 40 anos de existência da Uece, festejando o seu Jubileu de Rubi.

A Universidade atinge a marca de 28 daqueles títulos, concedidos, ao longo de seus 40 anos, a personalidades que se destacam nas mais variadas áreas, como a escritora Raquel de Queiroz, o educador francês Edgar Morin, o cardiologista Adib Jatene, o geógrafo Milton Almeida dos Santos, o cardeal Aloísio Lorscheider, a professora Rosa Ester Rossini entre outros.

Atualmente a UECE confere sete categorias de títulos acadêmicos: Doutor Horonis Causa, Professor Honoris Causa, Medalha do Mérito Cultural, Pesquisador Emérito, Medalha De Mérito “Reitor Antônio Martins Filho”, Professor Emérito e Notório Saber.

A cerimônia contou com a presença do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, dos pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, de Graduação, Marcília Chagas Barreto, de Extensão, Claudiana Nogueira de Alencar, de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos, de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas, de diretores de centros e faculdades, de instituto, de professores, servidores e alunos.