UECE ocupa primeira posição na oferta de cursos a distância dentre universidades estaduais e municipais

27 de agosto de 2021 - 15:43 # # #

Segundo relatório da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), UECE ocupa 1º lugar em número de cursos ofertados dentre as universidades estaduais do Brasil

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) publicou o relatório da atuação das universidades estaduais e municipais na oferta de cursos na modalidade de educação a distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil/UAB – Capes – 2021. O documento apresenta um diagnóstico sobre a atuação das universidades em ações de educação a distância e em educação digital em rede.

Das 30 instituições estaduais e municipais que ofertam cursos pela UAB, a UECE ocupa o 1º lugar em número de cursos ofertados, com 12 cursos, o 2º lugar em número de alunos frequentando os cursos em 2021, com 3.233 estudantes, o que corresponde a 16,5% do total de alunos na região Nordeste e a 4ª posição em quantidade de polos em que atua, sendo 32 em todo o estado do Ceará.

Nos cursos de graduação a distância da UAB/UECE já se matricularam 7.883 alunos distribuídos em 12 cursos e 32 polos, e 3.838 alunos em 13 cursos de especialização desde a criação da UAB em 2006.

Mais de 300 professores formadores atuaram ou atuam nos cursos a distância da UECE, a quase totalidade possuindo titulação de mestrado e doutorado, e cerca de 200 tutores atuam nos ambientes virtuais e nos polos de apoio presencial. Esta equipe é gerida por coordenadores de cursos e polos, contando com o apoio institucional da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE).

Em termos de produção acadêmica, mais de 300 livros foram elaborados e escritos por professores para as disciplinas dos cursos de graduação e especialização, todos com qualificação na área específica e estes materiais estão depositados no repositório da CAPES (EduCAPES) para uso como recurso educacional aberto.

Confira relatório completo.