Uece obtém recredenciamento da instituição e autorização dos novos cursos de medicina

2 de junho de 2023 - 15:59 # # # #

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará o recredenciamento institucional da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com validade até 31 de dezembro de 2030, bem como, a autorização do funcionamento dos cursos de Medicina, a serem ofertados, pela Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec), em Crateús, e pela Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), em Quixeramobim.

O recredenciamento institucional é a renovação do ato autorizativo de credenciamento realizado pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE). No processo de recredenciamento, a Uece passou por uma avaliação na qual, no final de 2022, três avaliadores estiveram em visita à universidade para avaliar a instituição em 48 indicadores, divididos em cinco eixos do instrumento de avaliação utilizado pelo INEP. Os eixos exigidos pelo MEC são: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão e Infraestrutura.

Ao final da avaliação, a Uece foi avaliada com conceito 4, demonstrando um ótimo nível de qualidade em todos os quesitos avaliados, tendo seu recredenciamento válido até o ano de 2030. A escala varia de 1 a 5 e o recredenciamento ocorre periodicamente em um período que pode variar de 5 a 10 anos, a depender da nota obtida na avaliação anterior.

A pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel, agradece o empenho de todos os servidores da instituição, “a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) agradece a todos e todas que contribuíram para a concretização do processo por meio de participação das reuniões, levantamento de documentos e preparação da estrutura para o processo de avaliação inerente ao recredenciamento que é obrigatório para o funcionamento de todas as instituições de ensino superior do país”.

Já os pareceres de autorização da oferta dos cursos de graduação em medicina em Crateús e Quixeramobim além de atender a exigência legal da obrigatoriedade de autorização prévia pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará, também atesta a qualidade dos cursos que estão sendo implantados. “A autorização e/ou reconhecimento de um curso de graduação pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará  é a segurança para o aluno de que a Uece foi avaliada e é orientada dentro dos padrões de qualidade necessários à excelência do ensino superior. Garante, também, ao aluno o ensino de qualidade, a segurança e validade do diploma em todo o território nacional, direito à carteira do conselho que rege a profissão, direito de se inscrever em concursos públicos federais, estaduais e municipais e preparação acentuada para maior aceitação no mercado de trabalho” finaliza a pró-reitora de graduação.