Uece no pódio do ICT Competition 2022

2 de janeiro de 2023 - 16:40

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), mais uma vez, é destaque no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, estudantes do curso de Ciência da Computação triunfaram no pódio do Huawei ICT Competition – etapa nacional, ocorrida em dezembro de 2022, em São Paulo.

A edição contou com três trilhas: Cloud, Network e Computing. A Uece conquistou o 1º lugar no Track Computing (Campeão Nacional), com a equipe formada por Rafael de Almeida Menezes, Francisco Valderlan Nobre e Gustavo Cesar Venancio Monteiro; o 3º lugar no Track Network, com os alunos Osvaldo Filho, Gabriel Silva Ribeiro e Lucas Amaral; além do 4º lugar no Track Cloud, com Ivo Pimenta, Erick Santos e Silvio Eduardo Sales.

A competição é realizada pela Huawei e trata-se de uma iniciativa que visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A ICT Competition foi criada em 2015 para oferecer aos estudantes de tecnologia oportunidades de participarem de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas da computação.

Para chegar a essa etapa nacional, os estudantes foram classificados inicialmente na fase preliminar, realizada virtualmente. Foram 97 instituições inscritas, das quais, apenas 13 seguiram para a etapa nacional. O instrutor das equipes da Uece, professor Rafael Lopes, acrescenta, “este ano foram mais de mil alunos inscritos e a etapa brasileira foi a líder em inscrições de instituições, ultrapassando a China”.

Nessa etapa nacional, as equipes tiveram que resolver uma prova de 90 questões, em 90 minutos. A trilha de Network incluiu assuntos sobre Redes de Computadores, Comunicação sem fio e Segurança da Informação. A trilha de Computing tratou dos assuntos de Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores e Banco de Dados. A trilha de Cloud envolveu os tópicos relacionados a Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e Big Data.

O instrutor Rafael Lopes fala sobre a importância dessa conquista. “Este fato mostra a alta concorrência no Brasil e a dificuldade para atingir os resultados. A Uece foi a única equipe a conseguir classificação de time em todas as três trilhas. Além disso, a Uece foi a única universidade que conseguiu atingir top 3 em duas trilhas (1° lugar no Track Computing e 3° lugar no Track Network). Esse desempenho mostra a alta qualidade de ensino da Uece e o potencial dos alunos do curso de computação em relação aos temas de tecnologia tratados. Além disso, isso evidencia o sucesso da parceria entre Uece e Huawei ao longo dos últimos anos”.

O times vencedores (1º e 3º lugares) receberam premiação em dinheiro e o 1º colocado foi classificado para a fase Latino Americana da competição, que deve ocorrer em março de 2023, com data e país ainda a serem definidos.

Além dos estudantes, o docente da Uece e instrutor das equipes também foi premiado, como Best Instructor in Huawei ICT Competition Brazil 2022-2023, destaque que também conquistou em 2021.