UECE marca presença no I Curso Básico de Formação em Ouvidoria

6 de junho de 2011 - 19:44 #

Para aprimorar os seus conhecimentos, o ouvidor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor e jornalista Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira, participa do primeiro Curso Básico de Formação em Ouvidoria, durante toda esta semana. Trata-se de uma realização da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, através da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP) e tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos na formação dos ouvidores setoriais, que atuam nos diferentes órgãos do Estado.

Segundo o Controlador e Ouvidor Geral do Estado do Ceará, professor João Melo, é uma iniciativa importante, pois a função de Ouvidor ou Obudsman deve ser exercida por profissional qualificado. Afinal, a Ouvidoria Pública é um canal de comunicação direta entre o cidadão e o poder público, tendo em vista ser um eficaz instrumento de gestão. A orientadora da Célula de Educação Presencial da EGP, Germana Furtado, disse que o foco desse curso é o fortalecimento da Ouvidoria.

Referindo-se a esse curso pioneiro, João Melo foi enfático: “Trabalhamos as qualidades dos ouvidores e pretendemos capacitá-los igualmente para que todos tenham o mesmo nível de informações e conhecimentos. Cidadania é para sempre”. Professor João Melo vem obtendo pontos positivos na sua gestão e um bom exemplo é a publicação do Decreto 30.474, de 29/03/2011, do governador Cid Gomes, instituindo o Sistema de Ouvidoria (SOU). A ele, o cidadão tem acesso pelo site www.ouvidoria.ce.gov.br, ou gratuitamente pelo telefone 155.