Uece lança plano de gestão 2021 – 2025

7 de dezembro de 2021 - 09:38 # # # # #

Cerimônia híbrida ocorreu na tarde desta segunda (6) na sala dos Órgãos Colegiados na Reitoria da Uece com transmissão pelo canal UeceOficial

O início de um ponto de diálogo permanente entre a administração da Uece e toda a comunidade que faz parte desta grande universidade. Assim pode ser resumida e definida a solenidade de lançamento do Plano de Gestão 2021 – 2025, que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 6 de dezembro, em evento híbrido, isto é, presencial e virtual, com transmissão pelo canal da Uece no Youtube.

A solenidade presencial, restrita a convidados, contou com a participação do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares; o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), professor Paolo Giuseppe Lima de Araújo; e o professor do Centro de Estudos Sociais Aplicados e facilitador do plano de gestão, professor Paulo César Batista.

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Araújo, “o Plano de Gestão é uma importante ferramenta para avaliar o desempenho da universidade e, com isso, possibilitar a oferta de ensino, pesquisa e extensão com a qualidade esperada. Além disso, a sua implementação proporciona a oportunidade de amadurecermos enquanto instituição”.

O plano foi construído por gestores, professores e servidores técnico-administrativos, buscando uma universidade cada vez mais democrática, inclusiva e inovadora, além da melhoria dos indicadores de qualidade e o fortalecimento de sua infraestrutura de ensino e de pesquisa, em particular, de seus laboratórios, observatórios, centros, institutos e grupos de pesquisa, de forma a ampliar a transformação do conhecimento científico em inovação e, consequentemente, as iniciativas inovadoras, enriquecendo o portfólio de patentes.

Para o professor Paulo César Batista, “o plano é focado na mensuração dos resultados, realçando os aspectos de governança, implementação e monitoramento. O processo de monitoramento do plano se dará no âmbito da Câmara de gestão estratégica da Uece, sendo o responsável pela governança do plano, que foi construído pensando nos resultados”, aponta o professor e facilitador da metodologia.

“Uma gestão que não é avaliada, que não é acompanhada; não pode ter êxito. Desde que o professor Hidelbrando e eu assumimos a Reitoria, estamos buscando a inteligência do nosso curso de Administração, para que nós tenhamos uma gestão acompanhada e bem avaliada, para que melhoremos cada vez mais a gestão dentro da Universidade e de sua governança”, aponta o vice-reitor.

Para o secretário Inácio Arruda, esse é um dia em que a Uece constrói sua história. “Planejar e lidar com o planejamento da gestão de uma das universidades mais importantes do Governo do Ceará faz desta apresentação um momento ímpar, que deve ser amplamente publicizada”, comenta o secretário que reforça a importância da Uece não apenas para a capital, mas, sobretudo, para o sertão cearense.

O reitor, professor Hidelbrando Soares, afirmou que o Plano de Gestão 2021 – 2025 é um documento-guia da gestão, “por isso estamos dando amplo acesso e divulgação a ele. Essa publicização deve funcionar como uma relação dialética entre quem faz a universidade e quem faz parte da sociedade cearense. O grande objetivo é entregar para a comunidade ueceana o documento que orienta todas as ações da universidade.O plano é um instrumento objetivo de orientação na tomada de decisão. É um ponto de diálogo permanente entre a administração da Uece e toda a comunidade que faz parte desta grande universidade, que é patrimônio do povo cearense”, finaliza o reitor.

Também estavam presentes as pró-reitoras de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), professora Lúcia Duarte; de Graduação (Prograd) professora Maria José Camelo Maciel (Mazza); de Políticas Estudantis (Prae), professora Mônica Duarte Cavaignac; de Extensão (Proex), professora Maria Anezilany Gomes do Nascimento; a diretora da Editora da Uece, professora Cleudene Aragão; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professor Ivelise Brasil; a diretora do Centro de Humanidades, professora Adriana Barros; o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia, professor Luciano Moura; a diretora do Centro de Educação, professora Edite Colares; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, professor Joaquim Neto Cisne; o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, professor Nilberto Falcão; e o vice-diretor da Faculdade de Ciências Veterinárias, Isaac Neto.

A cerimônia está disponível no canal UeceOficial no YouTube.

Acesse aqui plano de gestão 2021 – 2025