Uece lança em Canindé projeto de extensão Escola de Gestão Inteligente de Cidades
11 de julho de 2024 - 17:01
Em uma iniciativa pioneira, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) em parceria com a prefeitura de Canindé está implantando a Escola de Gestão Inteligente de Cidades, que oferecerá um curso de aperfeiçoamento para doze servidores e funcionários da prefeitura. O curso terá como foco um modelo teórico de gestão inteligente, sustentável e democrática de cidades, promovendo uma interação direta e contínua entre os gestores e os cidadãos do município.
A Escola de Gestão Inteligente atuará no fomento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, com atividades práticas em campo desenvolvidas pelos próprios alunos. A finalidade é coletar dados primários e secundários que reflitam a realidade do município e suas potencialidades gerais. Esses dados serão fundamentais para a idealização e a implementação de soluções inovadoras, com forte participação dos cidadãos e da gestão municipal de Canindé.
Um dos grandes destaques do projeto é a implementação de uma sala de situação que abrigará o sistema VIU (spin-off oriunda da Uece). Este sistema será composto de quatro módulos inteligentes que apoiarão a tomada de decisão dos gestores, baseando-se em dados coletados e analisados durante a execução do curso. Esta abordagem proporcionará uma gestão pública mais eficiente e bem informada.
O projeto conta com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que incentivam ações de extensão na Universidade. A cerimônia de lançamento do projeto foi realizada na Fecisc/Uece, na noite desta quarta-feira, 10 de julho, e contou com a presença de várias autoridades e docentes, incluindo o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; o diretor da Fecisc, professor Plácido Castelo; o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; o coordenador do projeto, professor Hermano Carvalho; a professora da Fecisc, Rafaela Cajado; secretários municipais e público em geral.