Uece, Irede e MCTI se reúnem em oficina de trabalho para criação de um Programa Nacional

2 de maio de 2023 - 16:18

No final da tarde da última sexta-feira, 28 de abril, ocorreu uma oficina de trabalho para debater criação de um programa nacional de formação em Tecnologia da Informação (TIC), com duração de seis meses, que utiliza plataforma em Educação a Distância (EaD) personalizada e trilha formativa, considerando residência em TIC em empresas públicas e privadas.

A proposta visa formar programadores e tem foco em jovens de 16 a 32 anos que estão fora do mercado de trabalho. O Encontro aconteceu na reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) localizada no campus Itaperi.

O programa de Residência em TIC está sendo idealizado pela Uece em parceria com o Irede e a ideia é ter um programa nacional, que mobilize a ampla rede e a capilaridade de Universidades, Institutos Federais e Escolas Profissionalizantes de todo o País, enfatizou o reitor da Uece professor Hidelbrando Soares, durante a reunião.

Além do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, estiveram presentes na oficina de trabalho, o secretário da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inacio Arruda; secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professora Sandra Monteiro; chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz, a Gerente de Programas Educacionais do IREDE, senhora Natasha Grzybowski e o Vice-presidente IREDE, senhor Cláudio Fortier, o coordenador da Agência de Inovação da UECE , professor Jefferson Teixeira e o Coordenador da Incubauece, professor Leonardo Rocha.