Uece integra equipe de pesquisa responsável por novo Almanaque da Dengue

29 de setembro de 2021 - 16:47

A professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Maria Rocineide Ferreira, compõe, junto a pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e das universidades Federal do Ceará (UFC), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Federal Fluminense (UFF), equipe de pesquisa voltada para “re(construção) de um dispositivo de informação e comunicação em saúde: o Almanaque da Dengue”.

Produzido em 2004 pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Processos Infocomunicacionais (Culticom/UFRJ), o Almanaque da Dengue agora é Almanaque DCZ – Dengue, Chikungunya e Zika. O trabalho foi atualizado a partir de novas pesquisas e de diálogos com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) atuantes em unidades de saúde das cidades de Fortaleza e do Rio de Janeiro.

O novo almanaque traz muitas informações, brincadeiras, jogos, curiosidades, provérbios, poesia e literatura, sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, o Sistema Único de Saúde (SUS), fake news, vacina e mais.

Clique aqui para ver o Almanaque DCZ