UECE instala sua Câmara de Arte e Cultura

20 de novembro de 2013 - 10:29

Será instalada quarta-feira, dia 20, a Câmara de Arte e Cultura (ArteCult), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no auditório da Biblioteca Central da Universidade, no Campus do Itaperi, às 17h. Na ocasião, será lançado o Catálogo da Coleção Djacir Menezes, composta de 16  mil volumes, e que faz parte do patrimônio da UECE.

Ao longo de sua trajetória, a UECE vem apresentando à sociedade cearense várias ações no âmbito da arte e da cultura, já que conta, entre seus alunos, professores e servidores, com produtores culturais, dramaturgos, regentes, compositores, escritores, cantores, arte-educadores, arte-terapeutas, gestores culturais, dançarinos, cineastas, videomakers, atores, entre outros profissionais das artes.

A ArteCult nasce, assim, “com a missão de reunir todos esses artistas e pensadores da cultura para sistematizar as ações na universidade e na sua relação com a comunidade”, disse a presidente pro-tempore da Câmara, professora Cleudene Aragão, professora do Curso de Letras da UECE.

Reunidos estes talentos, a ArteCult vai procurar acompanhar a execução de uma política de arte, cultura, livro e leitura da UECE, propondo normas e instruções quando necessário e vai estimular a formação de grupos artísticos e culturais e o desenvolvimento de ações artísticas e culturais.

Para viabilizar ou maximizar o trabalhos dos artistas, a ArteCult tem como metas criar a agenda cultural da UECE, acessar editais de apoio a grupos artísticos, realizar uma série de eventos das linguagens artísticas, além de representar a Universidade junto aos órgãos de cultura dos âmbitos municipal, estadual e federal.

Como primeiras ações, a recém-criada Câmara se responsabilizou pela diversificada programação cultural da XVIII Semana Universitária, que acontece de 25 a 29 de novembro, que vai desde a apresentação da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), passando pelo recital de cordel por Klevisson Viana, de aula-espetáculo, com Oswald Barroso a bate-papo sobre como fazer fanzine, entre outras atrações.