Uece inicia semestre letivo 2024.1

26 de fevereiro de 2024 - 18:00

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início, na manhã desta segunda-feira (26), ao semestre letivo 2024.1, com a abertura da tradicional Semana de Integração (SI). O evento aconteceu no auditório Paulo Petrola, no campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo canal da Uece no Youtube, onde permanecerá gravado para contemplar também estudantes do turno da noite, bem como das unidades do interior.

Para os novos estudantes, o momento foi de atenção, para conhecer melhor a instituição em que estavam ingressando. Como disse a nova graduanda em Enfermagem, Larissa Bandeira, de 18 anos, o pensamento foi “meu Deus! Estou mesmo aqui! Depois de tanto trabalho, tantos estudos, passamos! Estamos aqui agora. É muita felicidade!”. A caloura escolheu a Uece pela sua qualidade. “Uma universidade pública que me gera muita expectativa. Passar na Uece era uma das minhas metas desde o 3º ano, o pré-vestibular. Então, espero ter uma formação qualificada, pois a Uece é um destaque entre as universidades públicas. Inclusive, tenho familiares formados pela Uece e que gostaram muito”.

Esse sentimento, o estudante veterano do curso de Medicina e representante estudantil, Vytor Lavor, conhece bem e falou aos calouros em discurso: “a partir de agora, a vida de vocês mudará da forma mais inusitada que vocês não podiam prever, pois vocês venceram um vestibular muito árduo, o mais difícil e disputado de todo o Ceará. Vocês conquistaram o direito (e também o privilégio) de estar na melhor universidade estadual do Norte e Nordeste, e numa das melhores do país. Não sei se vocês têm dimensão do quanto são bons por estarem aqui, do quanto vocês tem de potencial e do quanto vocês irão crescer mais e mais durante o tempo que estiverem entre esses muros que nos rodeiam… Saibam que agora se inicia a trajetória de um futuro brilhante, que vocês estarão construindo”.

Sobre a qualidade que a Uece apresenta, a pró-reitora de Políticas Estudantis (Prae), professora Mônica Duarte, representando todas as Pró-reitorias, destacou: “quero aqui ressaltar o nosso compromisso com a qualidade da formação profissional e com a melhoria das condições de permanência universitária dos estudantes, de modo a efetivar o amplo acesso à universidade, que inclui não apenas o ingresso. Hoje nós temos formas mais democráticas de ingresso, inclusive, aderimos à política de cotas sociais. 50% dos estudantes de todos os nossos cursos de graduação são provenientes da educação pública e com baixa renda. Dentre esses, negros (pretos e pardos) e indígenas. E ainda temos de 3 a 5% do nosso corpo discente formado por Pessoas com Deficiência (PCD), o que nos desafia cotidianamente em busca de superação de barreiras, não apenas infraestruturais, mas também educacionais e atitudinais… A Prae, assim como as demais pró-reitorias, coloca-se à disposição de vocês para esclarecimentos e orientações”.

Fechando o momento de falas das autoridades universitárias, o reitor da Uece, professor Hildebrando Soares, falou de sua satisfação em receber os novos estudantes. “Quero registrar nossa alegria em receber mais de 2 mil alunos neste semestre e dizer que precisamos nos unir como comunidade para enfrentar os desafios que temos como instituição pública”. Sobre alguns desses desafios, o reitor também falou. “A universidade precisa de mais professores e mais servidores, para dar conta daquilo que ela deve entregar à sociedade, que é gente bem formada na graduação, é gente bem formada na pós-graduação, é produção científica e tecnológica que impacta de verdade a vida das pessoas, além de extensão universitária que aproxime aquilo que a gente faz na universidade à comunidade”.

Em seu discurso, o reitor salientou, ainda, o momento de luto pelo qual a Uece passa, em decorrência da perda de seu servidor terceirizado, Márcio Galdino. E informou que, em virtude do luto, estão suspensas na Uece atividades do tipo festivas durante os meses de março e abril.

No segundo momento do evento de abertura da SI, houve a palestra “A questão do assédio na universidade: dimensões jurídicas e socioeducativas”, proferida pela advogada e professora Andrine Oliveira Nunes. Toda a abertura da Semana de Integração pode ser assistida clicando aqui.

A SI segue com programação na terça-feira (27), com acolhida presencial dos estudantes calouros pelas direções de Centros e Faculdades, na capital e no interior; e na quarta-feira (28), com acolhida presencial dos estudantes calouros pelos estudantes veteranos e movimento estudantil, em seus respectivos Centros e Faculdades.