Uece inicia semestre letivo 2023.2 com novos cursos e campi

7 de agosto de 2023 - 16:08

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início, nesta segunda-feira (7), ao semestre letivo 2023.2, com a abertura da Semana de Integração (SI). O evento aconteceu no auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, com transmissão ao vivo para os demais campi, pelo canal da instituição no YouTube.

O novo período que se inicia é marcado por conquistas e desafios, pois são iniciadas também as aulas dos novos cursos e novos campi, que terão, ainda, uma aula inaugural a ser realizada nesta terça-feira (8). São eles: a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), em Quixeramobim, iniciando o curso de Medicina; a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc), que abriga os cursos de Administração e de Pedagogia; e a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil), em Aracati, iniciam os cursos de Letras e de Matemática. A unidade já existente em Crateús, a Faec, passou a oferecer o curso de Medicina; o Cecitec, em Tauá, o curso de Medicina Veterinária; e em Mombaça, unidade da Fecli, inicia o curso de Sistemas de Informação.

Durante a abertura da SI, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, falou sobre a Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Ceará, que proporcionou a criação de novos cursos e campi, e o zelo pelo patrimônio do povo.

“Aproveitem a universidade que passa a ser agora a segunda casa de vocês. Zelem por ela, pois tudo que tem aqui é dinheiro do povo cearense. Zelem por aquilo que nós conquistamos como instituição pública e torçam para que a expansão que estamos fazendo agora tenha sucesso, para que mais meninos e meninas tenham, assim como vocês, a oportunidade de ingressar em uma graduação na universidade pública, gratuita e de qualidade”.

O reitor parabenizou os novos estudantes e deu as boas-vindas a todos. “Parabenizo os estudantes que estão nesse auditório, parabenizo os estudantes que estão em todos os nossos campi, assistindo a esse início da nossa Semana da Integração. Sejam bem-vindos à Universidade Estadual do Ceará! Essa casa, a partir de hoje, é também a casa de vocês!”.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, ressaltou a qualidade da universidade em que os jovens estão ingressando. “A melhor universidade estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Isso é motivo de orgulho e também de responsabilidade, de cada um de vocês, para manter esse patamar”. A secretária falou, ainda, sobre o compromisso da Secitece em apoiar as universidades. “A Secitece vai continuar apoiando as políticas de incentivo à Ciência, bem como sua contribuição para o desenvolvimento social”, finalizou Sandra Monteiro.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, também desejou boas-vindas. “É realmente um sonho para muitos de vocês, acredito que também para os familiares, que vocês estejam hoje em uma universidade pública, gratuita e de qualidade… Aproveitem a universidade, estudando, interagindo também com a iniciação científica, com a extensão universitária, e com outras atividades que a universidade oferece, tudo custeado pelo povo cearense, então, aproveitem bastante, curtam a Uece, utilizem ela com amor”.

As pró-reitoras de Graduação, Mazza Maciel; de Políticas Estudantis, Mônica Duarte; e de Extensão, Lana Nascimento, falaram sobre as atividades oferecidas pelas suas respectivas pró-reitorias, deixando o convite para participarem dessas atividades. “É essa a Uece que, com alegria, abre as portas e saúda a abertura do semestre 2023.2, desejando boas-vindas e conclamando estudantes, professores e servidores técnico-administrativos a aproveitarem este ambiente de ensino, pesquisa, extensão que se alicerça em valores éticos, democracia e, sobretudo, inclusão social”, ressaltou a professora Mazza Maciel.

O representante dos estudantes, Fernando Rodrigues, aluno do curso de Enfermagem da Uece, falou aos novos colegas que “aqui, nesta universidade, vocês podem construir uma trajetória sólida, garantindo um futuro com boas perspectivas e uma excelente formação. Agora, vocês são parte disso aqui. Agora, vocês são alunos da Universidade Estadual do Ceará, que como qualquer outra universidade pública, tem suas dificuldades, mas que continua entregando um ensino de qualidade”.

A cerimônia de abertura da Semana de Integração foi, ainda, abrilhantada pelo Grupo de Choro da Uece, sob a coordenação do professor Pablo Garcia.

Houve também a conferência “A Permanência Universitária e os aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar do(a) estudante”, com o médico psiquiatra, egresso da Uece, Carlos Celso Serra Azul Machado Bezerra, e a professora da Uece, Carla Soraya Costa Maia.

Semana de Integração

A Semana de Integração continua. Na terça-feira (8), cada Centro/Faculdade e Coordenação de curso realizará sua programação específica. Os calouros devem procurar a Coordenação do seu curso para informações sobre essa programação. Na quarta-feira (9), será o momento de acolhida dos estudantes calouros pelos estudantes veteranos e movimento estudantil, em seus respectivos Centros e Faculdades.

Felicidade de transborda

Ana Luiza Silva Augusto, de 18 anos, foi aprovada para cursar Enfermagem. “Até agora não acredito”, conta feliz! Ela revela que já é técnica de Enfermagem pela Escola de Ensino Profissionalizante em que concluiu o Ensino Médio. E foi a partir dessa formação que descobriu sua vocação. “Fiz estágio, vi a parte de Obstetrícia e me apaixonei! Ana Luiza conta ainda que tem uma irmã que faz o 3º semestre em Serviço Social na Uece. “Foi a que ficou mais feliz, a que mais divulgou minha aprovação porque, nossa, ela gosta muito daqui!”.

Assim, a Uece parabeniza à Ana Luiza e a todos os demais novos estudantes, de todos os campi, que hoje iniciam um novo ciclo em suas vidas. Sejam bem-vindos!