Uece inicia obras de reforma e manutenção em seus campi em Fortaleza

3 de maio de 2024 - 08:33 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início às obras de reforma e manutenção predial em seus campi Itaperi e Fátima. Com um investimento inédito de R$ 24,6 milhões, estas obras representam o maior esforço já empreendido pela universidade e pelo Governo do Estado para aprimorar suas instalações.

O valor destinado reflete o compromisso da universidade em resolver problemas estruturais acumulados ao longo do tempo, especialmente durante o desafiador período da pandemia da Covid-19.

Para a realização das obras, houve um planejamento detalhado, o qual distribuiu as 37 obras ao longo do ano de 2024. Pela primeira vez, a universidade conseguiu programar um conjunto de ações visando à manutenção e melhoria de suas instalações ao longo de um período prolongado, o que permitirá um impacto mais duradouro e abrangente.

Entre as intervenções iniciadas ainda em janeiro de 2024, destaca-se o refeitório no campus Fátima. Já no campus Itaperi, também com início ainda em janeiro, a manutenção da galeria de águas pluviais do bloco S, reforma/ampliação dos banheiros da Prograd, reformas da Editora da Uece, Biblioteca Central e Coberta do arquivo do Departamento de Contabilidade e Finanças (Decofins).

Outras intervenções também já estão em andamento desde o final de abril, como as manutenções na viga de sustentação da passarela do bloco H, Reforma do  Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO) e da caixa d’água do Cesa; Manutenção da coberta do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (Lamofopa); Reforma da estrutura do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/Favet); Reforma do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB); Reforma do prédio do Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) e manutenção da coberta da Reitoria. Além disso, a ordem de serviço para um novo conjunto de ações já foi assinada, com o início das obras previsto para muito em breve.

O cronograma de execução das obras foi negociado com a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e a empresa vencedora da licitação, levando em consideração a ordem de prioridade da universidade e a logística de execução. Este investimento reafirma o compromisso do Governo do Estado com melhoria infraestrutural e o bem-estar da comunidade universitária, promovendo um ambiente propício para o aprendizado e a pesquisa.