Uece inicia ciclo II curso “Artesã em bordado à mão”

16 de setembro de 2024 - 13:38

 

Artesãs cearenses dos municípios de Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha começam a tecer um novo capítulo em suas histórias a partir desta segunda-feira (16), quando terão início oficialmente as aulas do curso “Artesã em bordado à mão”, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do programa federal Mulheres Mil. Para garantir o êxito do curso, a coordenação da Uece/Pronatec/Mulheres Mil visitou, nas últimas semanas, os municípios contemplados e conversou com as artesãs matriculadas nos cursos.

“Estamos iniciando o segundo ciclo do curso, que é destinado exclusivamente para as mulheres. Desta vez, estão sendo contempladas artesãs de crochê dos municípios do Litoral Oeste do Ceará. Nas últimas semanas, visitamos cada um desses municípios, onde pudemos conhecer a infraestrutura local, conversar com a administração pública municipal para apoiar a iniciativa e apresentar o curso para as artesãs matriculadas. Foi um momento para elas conhecerem melhor a iniciativa, os benefícios que terão, como ajuda de custo e kit aluno, e a importância da certificação que será concedida pela Uece”, conta o coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda.

 

De acordo com ele, as artesãs mostraram empolgação com a oportunidade de qualificação profissional proporcionada pela Uece por meio do Mulheres Mil. “As alunas estão muito motivadas e interessadas pelo curso. Agora, elas são alunas da Uece e têm a oportunidade de aperfeiçoar o trabalho que executam”, afirma o coordenador adjunto do Pronatec/Funece.

Planejamento

Também participaram das visitas aos municípios a coordenadora de Área Técnica – Artesã em bordado à Mão, Ethel Whitehurst, e a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins. “As reuniões foram excelentes. Tivemos a presença ativa das alunas, que levaram seus produtos e mostraram empolgação com a qualificação”, diz Ethel Whitehurst.

Com as reuniões, foi possível conhecer melhor a vocação e as especificidades das artesãs de cada município para, assim, planejar melhor a execução das aulas e a distribuição dos materiais para o artesanato.

Sobre o curso

O curso “Artesã em bordado à mão” possui 160 horas/aulas e, ao final, as artesãs receberão um certificado da Uece. Ao longo das aulas, elas recebem ajuda financeira para deslocamento e alimentação, além de um kit com caderno, apostila, caneta, lápis, borracha, camisa e bolsa. O material para a confecção das peças ao longo do curso também está garantido.

Ciclo I

No primeiro ciclo do curso “Artesã em bordado à mão”, a Uece, em parceria com a Alece e por meio do Mulheres Mil, capacitou rendeiras de bilro e labirinto nos municípios de Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi. As aulas tiveram início em maio e foram concluídas no início de agosto de 2024.

“O programa Mulheres Mil é uma decisão do governo federal, é uma política pública que gera renda, trabalho e riqueza apostando na capacidade formativa e empreendedora das mulheres”, destaca o reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.