Uece inaugura reforma do Mundo Verde
5 de novembro de 2025 - 15:15

Ocorreu na tarde desta terça-feira, 4 de novembro, a inauguração da reforma do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão em Ensino e Inovação na Saúde e Nutrição, conhecido pela comunidade acadêmica como Mundo Verde. Criado e aprovado em maio de 2022, o Núcleo Mundo Verde é de natureza mista, abrangendo ensino, pesquisa e extensão, e está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
No campo da pesquisa, o Núcleo desenvolve estudos nas áreas da saúde e da nutrição, contribuindo para a promoção da saúde da população, a qualificação dos serviços e o fortalecimento da atuação de gestores, profissionais e beneficiários do sistema de saúde.
Nas atividades de ensino, são oferecidos os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS), bem como o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES), voltados à formação avançada de pesquisadores e profissionais comprometidos com a melhoria contínua da educação e da assistência em saúde.
Já nas ações de extensão, o Núcleo promove atividades de educação em saúde e formação continuada, buscando fortalecer a integração entre a universidade, as instituições públicas e privadas e as comunidades, em um esforço conjunto pelo desenvolvimento humano e social.
Compuseram a mesa de abertura do evento o vice-reitor em exercício da Reitoria, professor Dárcio Teixeira; o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora em exercício da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propgpq), professora Ilana Bezerra; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Lúcia Duarte; a coordenadora do PPGNS, professora Carla Soraya Costa Maia; e a coordenadora do CMEPES, professora Cleide Carneiro.

Ao fazer uso da palavra, o vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, após cumprimentar os presentes e agradecer a participação de todos, destacou os investimentos em andamento na instituição: “Desde 2024, a Uece, por meio de aportes financeiros do Governo do Estado, na pessoa do governador Elmano de Freitas, vem realizando uma série de reformas nos campi, com investimento de cerca de 23 milhões de reais em obras.” Ele explicou que os recursos contemplam diversos espaços do campus, como a reforma do Mundo Verde, o auditório central, o auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a própria Reitoria, entre outros equipamentos.
O vice-reitor ressaltou ainda que, para este ano, um novo aporte de recursos já está garantido. Segundo ele, cerca de nove milhões de reais já foram utilizados, e a Reitoria segue atuando junto ao Governo do Estado para ampliar o montante, de modo a contemplar espaços que ainda não foram reformados: “Uma boa notícia é que, dentro desse novo recurso, vai entrar a urbanização do entorno aqui do Mundo Verde. A gente espera aprovar o projeto ainda este ano e, no próximo, iniciar a urbanização. É trabalho, é persistência e o nosso espaço de trabalho é como a nossa casa: devemos zelar por ele”, finalizou.

Além do vice-reitor, fizeram uso da palavra: a diretora do CCS, professora Lúcia Duarte, que destacou que “o Mundo Verde é um espaço estratégico para o fortalecimento das atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde”. A coordenadora do PPGNS, professora Carla Soraya Costa Maia, ressaltou que “a requalificação do espaço representa um avanço para a formação de pesquisadores comprometidos com a melhoria da saúde pública”. E a professora Cleide Carneiro, coordenadora do CMEPES, pontuou que “a reforma amplia as condições de trabalho e de formação dos profissionais que atuam no ensino e na prática da saúde. Esse espaço é de todos vocês, servidores, discentes e docentes”.
