Uece inaugura Núcleo de Ensino e Pesquisa em Alimentação Coletiva

4 de setembro de 2023 - 16:21

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (4) a inauguração do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Alimentação Coletiva (NEPAC). O Núcleo abriga além dos grupos de pesquisa relacionados às diversas disciplinas do curso de graduação em Nutrição e do programa de pós-graduação Nutrição em Saúde, as especializações Gestão da Qualidade em Serviço de Alimentação e Nutrição e Exercício Físico.

A coordenadora do NEPAC, professora Clarice Vergara, pontuou o histórico do Núcleo: “esse núcleo foi e é construído a muitas mãos. O Núcleo é uma conquista não só para a área de alimentação coletiva, mas também para o curso de nutrição. Essa estrutura que estamos inaugurando ou reinaugurando está com o curso de nutrição desde 2003. Recentemente tivemos o processo de reforma e hoje estamos aqui também celebrando a institucionalização do Núcleo ocorrida em maio desde ano“, a professora finalizou sua fala agradecendo aos alunos e a todos pela presença.

“Eu entendo o NEPAC como um lugar que sustenta os três grandes pilares da universidade: pesquisa, ensino e extensão. E a cada dia o Núcleo tem se mostrado com um papel muito amplo e importante no curso de nutrição, na medida que ele tem acolhido disciplinas, grupos de pesquisa, a liga acadêmica, etc, sendo um espaço físico que sustenta de forma muito importante o pilar da alimentação coletiva do nosso curso, dando espaço para trabalhar outros temas também relevantes do curso de nutrição” aborda a professora Sara Moreira.

O professor Altemar Muniz pontuou o trabalho realizado pela equipe da prefeitura do campus Itaperi, equipe responsável pela reforma do espaço. Ele ainda parabenizou o curso de nutrição e o Centro de Ciências da Saúde (CCS), reforçando que o processo de expansão e interiorização amplia a oferta de cursos na área da saúde.

Também estiveram presentes, representando a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, professor João Tadeu de Andrade; a diretora do Centro de CIências da Saúde, professora Samya Coutinho; o coordenador dos restaurantes universitários da Uece, servidor David Bruno de Oliveira; representando a prefeitura do campus Itaperi, o servidor Hélio Soares; também representando o CCS, professor Paulo Roberto de Lavor Porto; a coordenadora do curso de graduação em Nutrição e do Grupo de Estudos Nutrição Oncológica (GENO), professora Sara Maria Moreira Lima Verde; a coordenadora do programa de pós-graduação em Nutrição e Saúde e do grupo de estudos em nutrição e epidemiologia (GENUTI), professora Ilana Nogueira Bezerra; coordenadora do Coordenadoria de Atenção à Saúde e ao Bem-estar do Estudante da PRAE e coordenadora do Laboratório de Análise de Alimentos e do Grupo de Estudo e Pesquisa de Micronutrientes e Doenças Crônicas, professora Carla Soraia Costa Maia; coordenadora da Coordenadoria de Interação Universidade Comunidade da Proex, professora Claudia Machado Coelho Sousa de Vasconcelos; coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Alimentação Coletiva (NEPAC) e do Grupo de Estudos em Alimentação Coletiva e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde, professora Clarice Maria Araújo Chagas Vergara, demais professoras do curso de nutrição e servidores da prefeitura do campus Itaperi.