Uece inaugura novas salas de aula no Instituto Superior de Ciências Biomédicas

26 de agosto de 2025 - 09:57

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) inaugurou, na tarde desta segunda-feira (25), as novas salas de aula do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB). A solenidade contou com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, do vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, da diretora do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), professora Cláudia Ferreira Santos, da secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, professora Sandra Monteiro, representando o governador Elmano de Freitas, da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Lúcia Duarte, além de outras autoridades, professores, servidores técnicos e discentes.

A diretora do ISCB, Cláudia Ferreira Santos, destacou a importância da entrega: “É fundamental possuir ambientes adequados para a produção de ciência de alto nível. Estamos caminhando com passos cada vez mais largos, formando profissionais competentes, alunos de graduação e também de pós-graduação. A experiência do fazer, do praticar, do ser é essencial para a formação”, afirmou. Ela ressaltou ainda que a reforma das salas de aula foi planejada e executada na gestão do professor Nilberto Falcão e da professora Andrelina Noronha: “O mérito é da gestão anterior, que possibilitou esse avanço”, complementou.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, reforçou o compromisso da Uece com a melhoria dos espaços: “Parabenizamos o ISCB por essa conquista. Melhorar a estrutura, conservar o espaço público e vencer processos burocráticos, algumas vezes morosos, faz parte da boa gestão pública”, afirmou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, representando o governador, destacou a relevância da iniciativa: “É uma honra estar na Uece. Ao longo dos meus 30 anos no Ceará, vi a educação básica avançar muito, e vi a estrutura estadual do ensino superior, falando apenas de Uece, se complementar com iniciativas como o Centro de Bioterismo, o Complexo de Equipamentos e Laboratórios Multiusuários e Microscopia Avançada (CELMMA) e o próprio ISCB, além de outros laboratórios importantíssimos para o avanço da ciência em nosso estado. Esses avanços aproximam a academia, o setor empresarial e a sociedade em geral. O ISCB vai além dos muros do instituto”, disse. Ela reforçou ainda a visão do governador Elmano de que a educação transforma vidas: “A Uece é uma instituição de excelência. Vida longa ao Instituto e parabéns a todos que constroem essa universidade”, completou.

O reitor Hidelbrando Soares enfatizou que o ISCB é fruto de um sonho do ex-reitor da Universidade, o professor Manassés Claudino Fonteles, um dos maiores líderes da história da Uece: “O ISCB representa a perseverança e a visão de longo alcance desse gestor e de outros que o acompanharam. Hoje, mais de 40% das pesquisas realizadas pela Uece são na área da saúde, com forte atuação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), hoje dirigido pela professora Lúcia Duarte; o ISCB e também a Faculdade de Veterinária (Favet) com pesquisas na saúde animal.”, explicou.

Ele anunciou ainda novos investimentos para o ISCB e para a Universidade como um todo: “Estamos substituindo os aparelhos de ar-condicionado e adquirindo novas cadeiras para as salas de aula do Instituto. Além disso, teremos em breve a inauguração do Núcleo de Computação Científica e Aplicada (NC2A) e estamos concorrendo a um edital para instalação, na Uece, de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) voltada para saúde digital, uma grande oportunidade de financiamento para projetos de inovação”.

Entre outras ações de fortalecimento da infraestrutura, a Uece segue com projetos para consolidar um ambiente acadêmico que una ensino, pesquisa e extensão, com caráter multidisciplinar.
“Estamos comemorando conquistas cumulativas que fortalecem a formação e a ciência. O Hospital Universitário do Ceará será, de fato, um espaço de produção de conhecimento para além das áreas da saúde, garantindo um impacto positivo na sociedade”, concluiu o reitor.

Também participaram do evento o pró-reitor de Administração, servidor Fernando Santos, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Lúcia Duarte, a coordenadora do sistema de Bibliotecas da Uece, Ana Neri Barreto, o vice-diretor do ISCB, professor Gislei Frota, os professores André Lina Noronha, Nilberto Falcão, Andrelina Noronha e Auriclécio Cunha.

*Fotos: Chico Gomes (Secitece)