Uece inaugura Gabinete de Acompanhamento de Projetos Prioritários

6 de setembro de 2023 - 14:53

Ocorreu na tarde desta terça-feira (5), a inauguração do Gabinete de Acompanhamento de Projetos Prioritários Uece/MCTI/Softex, vinculado à reitoria da Universidade Estadual do Ceará. O gabinete é fruto de uma parceria entre a Uece, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). O gabinete terá a frente o professor Gerardo Valdisio Rodrigues Viana.

“O gabinete é o pontapé inicial para fortalecer e incrementar as ações de inovação dentro da universidade, fomentando a criação de um ecossistema de inovação dentro da Uece.  O gabinete terá a função de assessorar, captar recursos e direcionar sua alocação. O gabinete também será um local de troca de experiências, por isso que os institutos parceiros da Uece – IEPRO, Idesco, IRede, Instituto Iracema e FUNCEPE – foram convidados a prestigiar essa inauguração”, pontua o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

O presidente do Irede, professor Antônio de Barros Serra, falou sobre sua relação com a Uece: “Para mim essa inauguração tem uma simbologia diferente já que eu tenho um histórico com a Uece, sou graduado por esta universidade e desejo manter minha relação com vocês, fortalecendo-a”.

Por fim, o vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, comentou sobre como o gabinete fortalece as parcerias dentro da universidade:  “Esse gabinete é a concretização de uma parceria forte entre Uece, IFCE, Softex e demais institutos parceiros. desejo sucesso a todos que fazem o gabinete e tenho certeza que ele irá contribuir muito com o fortalecimento da nossa universidade”.

Estiveram presentes no evento o Chefe de Gabinete da reitoria, professor Altemar da Costa Muniz; o ex-Reitor da Uece e diretor presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), professor Francisco De Assis Moura Araripe; o Presidente da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe), Senhora Laura Maria de Melo Furlan;a Pró-Reitora de Graduação (Prograd), Professora Mazza Maciel; a Pró-Reitora de Políticas Estudantis (Prae), professora Mônica Duarte Cavaignac; a Pró-Reitora de Extensão (Proex), professora Lana Nascimento; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), professor José Joaquim Neto Cisne; a diretora do Centro de Educação (Ced), professora Edite Colares Oliveira Marques; o coordenador da Incubadora de Empresas da Uece, professor Leonardo Sampaio Rocha; e representantes a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Edna Maria Camelo Chaves.