UECE inaugura ampliação do Laboratório dos primeiros animais de produção transgênicos no Brasil

27 de agosto de 2012 - 19:06 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugura, no Campus do Itaperi, a ampliação e a aparelhagem do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR). Assim, as instalações foram reformadas, ampliadas para cerca de 200 m2, além de serem reequipadas. O LFCR integra o complexo de laboratórios da Faculdade de Veterinária (FAVET). A solenidade de inauguração foi presidida pelo Reitor da Uece, Jackson Sampaio, e contou com a presença do ex-Reitor, Francisco de Assis Moura Araripe. Na ocasião, o professor Vicente José de Figueiredo Freitas, coordenador do LFCR, fez um breve histórico sobre a unidade, relatando as atividades de pesquisa, ensino e extensão. Desde sua inauguração, segundo professor Vicente, em 1998, o LFCR já formou 14 Mestres e 5 Doutores, além de ter orientado cerca de 150 alunos de Iniciação Científica.

Professor Vicente Freitas lembrou também o trabalho pioneiro da Uece em produzir os primeiros animais de produção transgênicos no Brasil. Estes animais, nascidos em 2008, são caprinos transgênicos para o Fator Estimulante de Colônia de Granulócitos humano (hG-CSF). Fez referências também que nestes animais já foi comprovada a expressão da proteína recombinante no leite, e que os mesmos passam suas características para suas crias, pois já foram obtidas crias transgênicas tanto do macho como da fêmea fundadora.

Falaram durante a solenidade, o diretor da FAVET, Célio Pires Garcia, o ex-Reitor da Uece, Assis Araripe e o Reitor Jackson Sampaio. Em suas breves palavras, Célio Pires disse que falar do LFCR era fazer uma viagem no tempo. Lembrou da própria história da FAVET e de alguns de seus professores, como aquele que simboliza a Faculdade, o professor Silvio Cardoso. Ao falar, o professor Assis Araripe disse ter gostado de ser lembrado e agradeceu o convite para participar da inauguração das obras de ampliação do LFCR. Agradeceu também as palavras do coordenador do Laboratório, Vicente Freitas, e o seu reconhecimento pelo seu empenho para que aquele momento acontecesse. Araripe enfatizou que não tinha dúvidas de que o trabalho de pesquisa ali desenvolvido iria continuar e com sucesso.

Em seguida, falou o Reitor Jackson Sampaio. Fez também um pequeno histórico das obras que estão em desenvolvimento, como o caso do Hospital Veterinário, da conquista dos R$ 25 milhões para UECE, liberados pelo Governo do Estado, no início deste mês de agosto, recursos esses que serão usados principalmente em infraestrutura e equipamentos. A universidade pode também escolher como investir. O Reitor Jackson Sampaio falou ainda das próximas eleições para escolha dos Diretores de Centros e Faculdades e de outros setores, de concurso público para professores efetivos, além de outras iniciativas. Enfatizou o Programa de Pós-Graduação da Uece, com destaque, principalmente, para o de Ciências Veterinárias, o qual elogiou e disse estar muito feliz com essa área da Pós-Graduação. Falou também das dificuldades que já enfrentou nesse pouco tempo de sua administração.

Após a fala do Reitor Jackson Sampaio, o coordenador do LFCR, professor Vicente Freitas, convidou os presentes para o descerramento de duas placas: uma de ampliação e reforma do prédio; e a outra, um histórico do LFCR, constando os nomes de professores e pesquisadores que participaram do feito inédito do nascimento dos animais transgênicos.

A solenidade contou também com a presença da Chefe de Gabinete da Uece, Belisa Veloso Holanda, diretora de pesquisa, Célia Sampaio, diretor e vice-diretor da FAVET, Célio Pires e Odanir Cruz Moreira, respectivamente, coordenador do PPGCV, David Rodina, e professores do mesmo programa: Marcos Fábio Gadelha Rocha, Lúcia Daniel Machado da Silva, Ricardo Figueiredo, Ana Paula Rodrigues, Diana Célia Nunes Pinheiro, Selene Maia de Morais, estudantes de Iniciação Científica e de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, servidores, entre outros.

Fotos: