Uece homenageia servidores aposentados em 2022

3 de julho de 2023 - 20:50 # # #

Ocorreu, na manhã da última sexta-feira, 30 de junho, a cerimônia de honra ao mérito aos servidores e docentes aposentados em 2022 da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foram homenageados 40 servidores aposentados que receberam das mãos do vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, certificado de agradecimento e reconhecimento pela competência e dedicação à Universidade.

O chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz, comenta sobre os frutos que a atual administração superior da Uece vem colhendo: “eu, como historiador, não poderia achar que o atual momento vivido pela Uece é apenas mérito desta gestão. Temos que reconhecer a contribuição e o legado das administrações passadas e vocês fizeram parte de tudo isso que a Universidade viveu nestes 48 anos de existência. Sem a contribuição de vocês, certamente, esta universidade seria menor do que ela é hoje. Muito obrigado a todos”, finaliza.

A professora Marcília Chagas Barreto, servidora docente oradora dos homenageados, iniciou sua fala expondo a surpresa que teve ao ver o salão dos órgãos colegiados tomado de pessoas, servidores aposentados e seus familiares: “quando fui convidada para esta fala, havia imaginado uma reunião pequena, um petit comité, que seria realizada no próprio gabinete do reitor. Ao chegar aqui, deparei-me com um salão cheio”, comenta.

Após o susto inicial e depois de cumprimentar a todos, a professora Marcília contou vários “causos” da época que lecionava: “Na época em que muitos de nós iniciou, os concursos eram realizados para os departamentos vinculados aos centros da capital e exercemos a docência, lotados nas denominadas turmas fora de sede. Firmamos o compromisso de permanecer cinco anos no interior e depois assumir nosso lugar no departamento para o qual tínhamos realizado o concurso. Quase todos passamos mais tempo do que estava estipulado […]. Esses deslocamentos por vezes ofereciam circunstâncias inusitadas. As histórias rolavam entre os grupos, mesmo dos diferentes campi. Lembro da história contada a respeito de um desses grupos que se deslocava em um Chevette. Trata-se de um carro baixo e muito afeito a desistir de funcionar, ao passar em qualquer acúmulo d’água, o que era muito comum devido aos inúmeros buracos que existiam nas estradas de então. […] Cansados dessa realidade, alguns professores resolveram se mobilizar para tentar minorar os problemas da estrada. Depois de muitas discussões, decidiram que todos deveriam colaborar com 1% de seus salários para consertar a estrada. Claro que não havia entre eles nenhum engenheiro, sequer um professor de matemática, para evidenciar que 1% de salário de um pequeno grupo não seria suficiente para resolver nenhum problema”, comenta a professora em meio a gargalhadas dos presentes que ainda ouviram histórias sobre a realização de festas juninas, com direito ao casamento do diretor “grávido”, histórias do Itaperi como o quase roubo de equipamentos do laboratório que foram escondidos no forro da sala; o caso da gatinha que pariu seus filhotes no meio da sala de aula, dentre outros.

A professora encerra sua fala: “Nunca nos esqueçamos que o mais importante de tudo é a companhia daqueles que amamos e a Uece foi um espaço profícuo para a construção de grandes laços afetivos”. Ao final de sua fala, a professora Marcília foi homenageada pela aluna Larissa Santana, que representou o grupo de pesquisa Matemática e Ensino.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, afirmou que “é uma honra e privilégio estar aqui hoje para prestar uma homenagem a cada um de vocês que dedicaram suas vidas ao ensino e educação de gerações de estudantes da nossa Universidade Estadual do Ceará. Os professores são guardiões do conhecimento, os mentores que montaram o futuro de muitos alunos. Foram vocês que incutiram a paixão pelo aprendizado e guiaram os estudantes em busca de suas aspirações. Seu impacto na sociedade cearense é inegável e imensurável. Vocês foram defensores do ensino de qualidade. Hoje, prestamos nossa gratidão e reconhecimento a todos vocês. Vocês são exemplos a serem seguidos, são farol de sabedoria e experiência. Obrigado, queridos professores e servidores técnico-administrativos. Vocês são inspiração para todos nós”, finaliza.

O professor Vladimir Spinelli também fez parte dos 40 servidores homenageados e fala que, para ele, a aposentadoria foi uma ruptura, já que foi aposentado compulsoriamente ao completar 75 anos. Ele conta que passou 40 anos na universidade, sendo 34 anos diretamente em sala de aula: “Fui professor para mais de 3 mil alunos. Pertenci a todos os conselhos da universidade – CEPE, CONSU e Conselho Diretor –, fui pró-reitor de Planejamento, Chefe de Gabinete do reitor, diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), além de ter concluído minha graduação e minha pós-graduação, mestrado. A Uece é uma casa. Uma casa para a qual sempre que retorno, retorno emocionado. Após a aposentadoria, aceitei um convite, uma missão: hoje sou provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, uma função não remunerada. Muitos desafios que temos à frente”, finaliza.

O professor Luiz Gonzaga de Moura Júnior falou sobre sua experiência como docente do curso de medicina e de sua experiência profissional em vários hospitais de Fortaleza. Em sua fala, o professor ressaltou o orgulho que sente em fazer parte da Uece, mencionando que, para além de suas outras ocupações, entre consultório e centro cirúrgico, nunca deixou as salas de aula. “Em outros lugares onde trabalho, é com orgulho que visto o jaleco com o símbolo desta grande instituição”.

A professora Sarah Diva Ipiranga comenta emocionada o que para ela representa estar sendo homenageada na cerimônia: “para mim é uma grande emoção estar aqui, até porque eu fui aluna da Uece. Esta universidade passou a ser a minha casa em 1983, então são 40 anos. Estar aqui hoje não é fechar um ciclo, mas, sim, é uma forma de congratulação, alegria de poder ter participado da vida da Uece tanto como aluna como quanto professora de literatura do curso de Letras do Centro de Humanidades (CH), onde estudei e onde trabalhei. Disso eu me orgulho bastante”, finaliza com alegria.

Também estiveram presentes o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; a pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento; a diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), professor José Joaquim Neto Cisne; a diretora do Centro de Educação (CED), professora Edite Colares Oliveira Marques; o Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), Paulo Marcelo Farias Moreira; o vice-diretor da Faculdade de Veterinária, professor Isaac Neto Goes, demais professores e familiares dos homenageados.

 

Confira aqui mais fotos da cerimônia.

 

Docentes e servidores homenageados:

 

Abniza Pontes de Barros Leal

Alexandre Vieira Neto

Ana Lúcia Nogueira Diógenes

Antonia Fernandes da Silva Moura

Antonio de Pádua Valença da Silva

Antonio Roberio Cruz Ribeiro

Berenice Abreu de Castro Neves

Carlos Antonio Soares Mota

Carmem Lucia de Oliveira

Elton Castelo Benevides

Eveline Solon Barreira Cavalcanti

Francisco César Teixeira

Francisco Josênio Camelo Parente

Jacqueline Amorim Tavares

João Artur Freitas da Rocha

João Montenegro de Miranda

José Espedito Passos Lima

Liduina Farias Almeida da Costa

Lino Antonio Cavalcanti Holanda

Lucia Conde de Oliveira

Luiz Gonzaga de Moura Junior

Marcilia Chagas Barreto

Maria das Dores Mendes Segundo

Maria de Lourdes Oliveira Otoch

Maria Eleticia Batista de Oliveira

Maria Elizomar de Sousa Braga Sampaio

Maria Vilani Cavalcante Guedes

Mário Tadeu Siqueira Barros

Marly Carvalho Soares

Nadja Maria Sales de Vasconcelos

Neuma Pinheiro Asevedo Vasconcelos

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho

Rachel Ângela da Silveira Fonseca

Raimundo Bezerra da Costa

Raimundo Oswald Cavalcante Barroso

Raimundo Santiago dos Santos

Regina Coele Queiroz Fraga

Sarah Diva da Silva Ipiranga

Vladimir Spinelli Chagas

Wilson da Veiga Pessoa