Uece homenageia mulheres e meninas que fazem ciência

15 de março de 2024 - 10:57

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGPq), realizou, na última segunda-feira, 11 de março, no auditório Paulo Petrola, o Seminário em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

O evento teve como objetivo discutir ciência e inovação produzida por mulheres pesquisadoras no Brasil e no Ceará. Nesta primeira edição, foi discutido Inovação, Propriedade Intelectual, Novas tecnologias e seus impactos, por meio de palestra e apresentação de pesquisadores com temáticas nas áreas de pesquisa desenvolvidas na Uece e seus parceiros. O Seminário foi também ocasião para homenagear estudantes e docentes cientistas da Uece, do Ceará e do Brasil, enaltecendo mulheres e meninas que fazem ciência.

“É com muita satisfação que hoje recebemos e damos as boas-vindas a todos para celebrarmos e homenagearmos nossas pesquisadoras pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que, na verdade, foi celebrado em 11 de fevereiro. Devido à proximidade do dia 8 de março, nós estamos aqui também para celebrar o Dia Internacional da Mulher”, anunciou a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, e coordenadora do evento, a professora Ana Paula Rodrigues.

“Neste dia especial, honremos as mulheres cientistas do passado, celebremos as cientistas do presente e inspiremos as futuras gerações de mulheres cientistas a seguir seus sonhos científicos. Que o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência seja um lembrete do poder e do potencial ilimitado das mulheres na busca do conhecimento e na construção de um mundo mais inovador e inclusivo”, defendeu Ana Paula.

Na mesa principal, com a coordenadora do Seminário, estiveram presentes o reitor da Uece, professor Hildebrando Soares; a secretária da Ciência, da Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; o presidente da Funcap, Raimundo Costa; e a diretora científica da Funcap e pesquisadora da Uece, professora Thereza Magalhães.

Em sua fala, o reitor Hidelbrando Soares ressaltou a forte presença e liderança científica feminina na instituição, tanto na pesquisa, como em cargos de gestão. “No ranking AD Scientific Index – edição 2024, a Uece possui 117 professores/pesquisadores entre os melhores cientistas do mundo, sendo que, no TOP 10, ou seja, nos 10% mais produtivos, temos sete docentes. Desses sete, cinco são mulheres. São as professoras Selene Maia, Salete Bessa, Paula Matias, Thereza Magalhães e Cláudia Maria Bevilaqua”, destacou o reitor com orgulho. Na gestão, das cinco pró-reitorias existentes na Uece, três são lideradas por mulheres.

“Quero parabenizar todas as mulheres e todas as meninas que fazem ciência na nossa universidade e no nosso Estado e dizer que temos muito orgulho, como instituição, de poder contar com o trabalho, a expertise e a liderança de vocês. Parabéns!”, disse o reitor.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, falou sobre decepções e resiliência. “Na pesquisa, vivemos algumas decepções, experimentos que não dão certo, resultados inesperados, mas o cientista precisa continuar diariamente e lidar com a decepção. Mas não desistam, resistam!”. O vice-reitor finalizou parabenizando a todas as mulheres.

 

Ainda durante a abertura, quatro mulheres que são referências em pesquisa e em liderança científica foram homenageadas. Foram as professoras Sandra Monteiro (Secitece) e Thereza Magalhães (Uece e Funcap), que estavam na mesa; Paula Lenz (Uece e Funcap) e Sueli Sampaio Damin Custódio, sendo a última, pesquisadora do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e a palestrante do Seminário.

A secretária da Secitece e homenageada, Sandra Monteiro, defendeu mais oportunidades de ocupação das mulheres em espaços de gestão e também no ensino e na pesquisa, ressaltando que o Dia da Mulher também é uma data que marca a luta, a resistência e a resiliência dessa parcela da população. De acordo com Sandra, é muito importante que mulheres e meninas possam contar com o apoio familiar e também com o suporte em âmbito institucional.

A secretária também destacou o protagonismo feminino na transferência do conhecimento ancestral ao longo dos tempos. “Esse conhecimento não começou nas bancadas de laboratório, mas no campo, na sabedoria popular (…). É uma ciência repassada através da oralidade e em grande parte por mulheres”, disse.

Professora Thereza falou das lutas diárias, não apenas como cientista, mas como mulher cientista, destacando que o seu esforço é feito por todas as mulheres e meninas que fazem ciência. “Não é só por mim, mas é por todas as meninas que estão hoje nas escolas, para que possam acreditar que mulheres fazem ciência, fazem bem, fazem com seriedade… Então, é por representação, é por todas vocês que a gente tenta, todos os dias, dar o nosso melhor, para que vocês que estão nos colégios hoje possam acreditar que realmente podem também estar nos frontes da ciência do nosso país, defendendo essa batalha e traçando novos parâmetros”.

A coordenadora do Seminário, professora Ana Paula, foi mais uma homenageada, sendo surpreendida por sua equipe, organizadora do evento, formada por nove mulheres: as professoras Célia Sampaio, Mona Lisa Moura, Carla Soraya Maia, Sandra Gadelha e Sara Lima Verde; e as servidoras Welcya Veras, Damares de Sousa e Ariane Fabricio.

O evento deu prosseguimento com a palestra intitulada “Mulheres na Ciência e Tecnologia: desafios e oportunidades”, proferida pela professora homenageada do ITA, Sueli Damin Custódio.

O Seminário foi abrilhantado pelo Coral da Uece, que tem à frente a professora do curso de Música, Inez Martins.

No segundo momento, houve sessão de posters e apresentações de pesquisas das estudantes da Uece premiadas no I Garotas fazem Ciência, durante a Semana Universitária 2023.

Aconteceu também um momento de homenagem às docentes e discentes indicadas pelos Programas de Pós-graduação da Uece. Ao todo, foram 50 meninas e mulheres que tiveram seus trabalhos reconhecidos no evento.

Ainda, houve o lançamento do Projeto Social ALVOAR Lácteos. Trata-se do primeiro Programa de Trainee da Alvoar Lácteos (detentora das marcas Betânia, Camponesa e Embaré), em parceria com os jovens do ensino público, visando promover um espaço descontraído e enriquecedor nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Ceará. O programa aborda temas relacionados à importância da educação e às oportunidades nos primeiros passos para ingressar no mercado de trabalho.

Sobre as principais homenageadas do evento

Sandra Maria Nunes Monteiro

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas. Possui Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Ficou como responsável pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e da Educação Superior do Estado do Ceará, entre 2015-2017. é professora associada III da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará na qual leciona Fisiologia humana. É chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia/FAMED/UFC, e colaboradora do Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica da UFC. Atualmente é secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.

Thereza Maria Magalhães Moreira

É Enfermeira e Advogada. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora do Mestrado Profissional Gestão em Saúde (MEPGES) da UECE (2022-2024). Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem-GRUPECCE-CNPq desde 2009. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-nível 1A. Diretora Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Paula Lenz Costa Lima

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da UECE, tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e na área de Biotecnologia. Atualmente, é professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal e Diretora Administrativo-Financeira da FUNCAP.

Sueli Sampaio Damin Custódio

Professora da Graduação e de Pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA. Coordenadora da sede ITA do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT. Chefe do Laboratório de Inovação do ITA (InovaLab). Desenvolve pesquisa na área de Inovação, Ética e Direitos Especiais, com atual interesse nos seguintes temas: Inovação, Propriedade Intelectual, Novas Tecnologias e seus impactos; empreendedorismo tecnológico; e política e direito espacial.

Ana Paula Ribeiro Rodrigues

Possui graduação e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Biotecnologia. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A – CA VT – Medicina Veterinária. Em atividades de extensão, atua como jurada de caprinos e ovinos, credenciada, respectivamente, pela Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC) e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO). Atualmente é pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece.