Uece homenageia aposentados reconhecendo o legado deixado pelos servidores

21 de fevereiro de 2024 - 12:23

 

Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 19 de fevereiro, a cerimônia em homenagem aos servidores aposentados da Uece no ano de 2023. Ao todo, 40 servidores foram reconhecidos pela instituição, sendo 24 docentes e 16 servidores técnico-administrativos. Os homenageados foram agraciados com certificado de honra ao mérito e com o broche da instituição.

O Chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar da Costa Muniz quebrou o protocolo da cerimônia para homenagear três professores que fizeram parte de sua história: “eu queria, quebrando o protocolo, nomear aqui, três pessoas importantes pra mim: o professor Lúcio Galvão, o professor Agileu, o qual eu acreditava que não deveria se aposentar e professor Gisafran, que foi meu mestre e professor na graduação. Todos aceitaram o convite para participar desta cerimônia deixando-me, particularmente, muito honrado em poder prestar essa homenagem e demonstrar o quanto elas são importantes para a universidade por todos os ensinamentos e serviços prestados”, pontua.

Não se restringindo a homenagens particulares, o professor ainda saúda todos os homenageados: “Se hoje a nossa universidade é destaque no Brasil e também no mundo, é porque durante esses 48 anos de história existiram pessoas pioneiras como vocês que desenvolviam suas atividades em situações, muitas vezes, tão adversas, mas que transformaram essa universidade no que ela é hoje. E cada um de vocês é responsável por isso”, pontua o professor.

O evento contou ainda com a participação de dois representantes dos servidores aposentados: representado os docentes aposentados, discursou a professora Mônica Dias Martins pontuando sobre o direito dos aposentados e a luta para garantir qualidade de vida e ainda apresentando críticas necessárias à postura da sociedade em geral aos aposentados e idosos.

A aposentadoria, longe de ser um benefício, representa um direito conquistado pelos servidores públicos mediante uma árdua jornada de trabalho.  “A qualidade de vida está vinculada ao valor da aposentadoria. Infelizmente, com as mudanças da lei foram retirados o direito do servidor aposentado à integralidade (valor igual ao da ativa) e à paridade (mesmos ajustes da ativa). Então, sem condições dignas de sobrevivência é improvável o reconhecimento e o respeito da comunidade pela pessoa que se aposenta, em geral, após uma jornada desafiadora de trabalho. 

A docente comenta ainda que sem uma aposentadoria condizente, o reconhecimento e respeito da comunidade tornam-se improváveis, perpetuando estigmas e preconceitos contra os aposentados, considerados muitas vezes como inúteis e improdutivos numa sociedade que valoriza apenas a produtividade: “Não queremos ser considerados ‘inativos’, nem deixar um ‘lugar vazio’ na instituição e, muito menos, sermos apenas parte de um ‘arquivo’ de memórias. Estamos vivos, ativos e conscientes de nosso papel social!”, finaliza.

O servidor Paulo Marcelo Farias Moreira representou todos os servidores técnico-administrativos aposentados. Ele destacou sua trajetória na Uece, iniciando como aluno e posteriormente contribuindo para a criação do Departamento de Informática e o Curso de Ciências da Computação. Ele ressalta as mudanças no regime de trabalho ao longo dos anos, destacando a luta dos servidores técnico-administrativos por melhores condições salariais: “A busca por uma justa tabela salarial continua sendo a grande luta dos servidores técnico-administrativos, mas há também outra frente de batalha para eliminar a injustiça. A Uece cresceu e é destaque em diversos rankings inclusive mundiais graças ao extraordinário trabalho dos professores, mas o apoio dos STAs não pode ser desprezado limitando-se a homenagens em placas de formandos”, pontua, destacando a importância dos servidores técnico-administrativos, enfatizando as contribuições dos STAs para o funcionamento burocrático da universidade. 

Paulo Marcelo reconheceu ainda a liderança do atual reitor e a dedicação de equipes administrativas da Uece: “Que todos reconheçam o enorme trabalho também de coragem e paixão que o professor Hidelbrando tem desempenhado para valorizar os STAs, sendo uma delas esta solenidade, que tentamos concretizar na gestão do Professor Araripe, mas brilhantemente reformulada pelo Gabinete e pela Assessoria de Comunicação com depoimentos e homenagens em vida (…) Registro meu eterno agradecimento a esta Universidade que aceitou meu projeto e a todos os servidores e professores que acreditaram no trabalho e me acompanharam por todo esse tempo”, finaliza.

O vice-reitor da Uece, professor Darcio Teixeira, aponta a honra de estar na cerimônia prestando as devidas homenagens aos aposentados: “a estes que dedicaram suas vidas ao ensino e à educação de gerações de estudantes da nossa Universidade Estadual do Ceará (…) Os professores são os guardiões do conhecimento, os mentores que moldaram os futuros de muitos alunos. Foram vocês que incutiram paixão pelo aprendizado e guiaram os estudantes em busca de suas aspirações, seu impacto na sociedade é inegável e imensurável (…). Já as contribuições dos servidores técnico-administrativos não foram esquecidas. A marca que deixaram na Uece e na sociedade é indelével. Vocês são um exemplo a ser seguido, um farol de sabedoria e experiência”, finaliza o vice-reitor ainda citando um trecho do poeta Reinaldo Ribeiro sobre a educação para todos os fins e alvos.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, comemora a implementação de sucesso das cerimônias de aposentadoria, sendo parte importante de demonstração de gratidão com todos os seus servidores aposentados que dedicaram suas vidas à Universidade: “Agora,  podemos demonstrar gratamente que o longo percurso laboral de todos vocês valeu a pena. A Universidade Estadual do Ceará tem quase 49 anos de existência e foram vocês que fizeram com que a Uece chegasse aonde estamos hoje. Claro que ainda temos muitos desafios a superar, mas com certeza a trajetória de vocês valeu a pena. Fazer educação superior pública de qualidade no Brasil é um desafio, não é uma atividade fácil, com a atuação de vocês já conseguimos superar grandes desafios”, finaliza.

Foram homenageados os servidores:

Professor Alberto Dias Gadanha 

Professora Ana Erika De Oliveira Galvão

Professora Ana Maria Mac Dowell Costa

Professor Antonio Luciano Pontes

Professor Antonio Nobrega Filho 

Professor Augusto Cesar Porto Da Silva 

Professor Augusto Reinaldo Pimentel Guimarães

Professor Eduardo Humberto Garcia Ellery

Professora Francisca Gomes Montesuma 

Servidor Fernando Antonio Castelo Branco Sales

Professor Francisco Agileu De Lima Gadelha

Professor Francisco Fernandes De Almeida Filho

Professor Francisco Horacio Da Silva Frota 

Servidor Francisco Walneydson Barros De Castro

Servidor Francisco Weyne De Souza

Professor Gisafran Nazareno Mota Juca

Professor João Bosco Nogueira 

Servidor José Tadeu Nunes Nogueira

Professora Josefa Lineuda Da Costa Murta 

Servidora Liana Maria Farias Ponte 

Servidora Lidia Maria Barros De Alencar

Professor Lucio Roberto Galvão De Araujo 

Servidora Maria Ailce De Oliveira

Professora Maria Helena De Paula Frota

Servidora Maria Lucieda Monteiro Brito

Professora Maria Margarete Sampaio De Carvalho

Servidora Maria Rosalia De Oliveira Fernandes 

Professora Monica Dias Martins

Professor Nelson Eduardo Simões Silva 

Servidora Nilvany Gonçalves Dantas

Professor Paulo Hermogenes Saunders Brasil

Servidor Paulo Marcelo Farias Moreira

Servidor Raimundo Domingos Gadelha 

Servidora Regina Celia Da Silva Pinto

Servidora Rosa Amelia Gurgel Marques 

Professora Rosangela Maria Costa Fernandes

Servidora Rosangela Sales Barreto 

Professora Silvia Maria Nobrega Therrien 

Servidora Suely Batista Buson Ramos

Servidora Zuleide Freire Da Silva Pontes

Prestigiaram a cerimônia ainda representando a Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o professor Cândido Bezerra da Costa Neto (B.C. Neto); pró-Reitora de graduação (Prograd), professora Maria José Camelo Maciel (Mazza); a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Samya Coutinho; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), professor José Joaquim Neto Cisne; a diretora do Centro de Humanidades(CH), professora Adriana Maria Duarte Barros; a diretora do Centro de Educação (CED), professora Edite Colares Oliveira Marques; a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), servidora Mazé Barbosa, demais professores e servidores técnico-administrativos.

Clique aqui e confira mais registros fotográficos da cerimônia.