Uece formou mais uma turma de 225 novos profissionais para o mercado de trabalho

28 de novembro de 2019 - 13:14

Noite de festa acadêmica foi assim o clima da Colação de Grau que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última segunda-feira (25), no Palatium Buffet, para os 225 novos profissionais. A cerimônia de outorga de grau foi presidida pelo reitor, Jackson Sampaio.

A brilhante apresentação musical ficou a cargo do Quinteto de Sopros Alberto Nepumuceno sob com a regência do professor Heriberto Porto. O grupo contou com a participação dos músicos Everton Castro – Oboé; Jônatas Gaudêncio – Clarineta; Robson Lima – Trompa e Francisco Sousa – Fagote. O repertório constou: Dança dos pesquenos cines do ballet “o lago dos cisnes” de P. Tchaikovsky – ; Doce de Coco – Jacob do Bandolim; Tico Tico no Fubá – Zequinha Abreu.

Os 225 novos profissionais são dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e Nutrição, pertencentes ao Centro de Ciências da Saúde (CCS); dos cursos de Geografia, Ciências da Computação, Matemática, Química e Física, pertencentes ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); e do curso de Medicina Veterinária, da Faculdade de Veterinária (FAVET).

Para a formanda do curso de Nutrição e representante discente, Joana Talita Galdino Costa, “quero saldar aqui os nossos amados professores, que nos conduziram no caminho da ética profissional e acima disso nos guiaram no caminho do respeito e da Humanidade. O reflexo de tanto amor e dedicação a esta casa, que carinhosamente apelidamos do “nosso país Uece” não poderia ser outro. Pela 9ª vez a Universidade Estadual do Ceará é melhor Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A vocês toda nossa gratidão”. A concludente do curso de Matemática Mirla Braz Braga fez a leitura do Juramento.

Janaina Serra Azul Evangelista, professora do curso de Medicina Veterinária, oradora docente da solenidade, enfatizou ”meus queridos graduandos: não se esqueçam de ser felizes. Lembrem-se que a felicidade tem mais a ver com atitudes do que com circunstâncias. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de recomeçar e de insistir. O maior naufrágio é não partir. Vão em paz, sejam bons, justos, afetuosos e tolerantes. Com gentileza e humor. Tudo no mundo estará ao vosso alcance.” A oradora apresentou em sua fala um diálogo instigante com as concepções de Bem, Justiça, Tolerância e Amor, temperados pela Gentileza e o Bom Humor.

Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio ressaltou “a democracia precisa ser mais do que aquilo que se propõem os partidos políticos, a democracia precisa ser uma experiência social que atravessa a vida do Governo, do Mundo Trabalho, da Família e dos Encontros Sociais. Nós precisamos ter uma Sociedade, um Estado e um Mercado democráticos. E dessa maneira, alcançarmos uma vida digna. Não há uma única conquista da Uece que não tenha sido arrancada a partir de muita luta, enfrentando muita dificuldade. Então este “País Uece”, como disse nossa oradora discente, precisa se sentir honrado pelas pessoas que formar e precisa honrar suas trajetórias”.

Luan Gabriel da Silva, concludente do curso de Matemática, assim como muitos outros, que comemorava o momento com a família, veio acompanhado de seu filho, o pequeno Davi Gabriel, de dois anos, e de sua esposa, Layane da Silva Vasconcelos. Luan Gabriel fez questão de elogiar o corpo docente da Uece.

Para o novo geógrafo, Lucas Marques Salvador, que foi bolsista da assessoria de comunicação da Uece, “a instituição não ensina apenas para o mercado de trabalho, mas também a lutar pelos seus direitos. Aprendi muito com a Universidade, pois ela tem militância. Lucas Marques fez questão de trazer sua mãe, Silvana Marques e as irmãs, Luciana Marques e Ticiane da Silva.

Muito alegre e emocionada estava à servidora Joélia Carlota Amorim, representante dos servidores, no Conselho Universitário da Uece (CONSU), também não era pra menos, o filho, Lucas Carlota Amorim, 21, colava grau, no curso de Educação Física.

Participaram da solenidade o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que fez uso da palavra, enaltecendo a Uece e o seu corpo docente e parabenizando os novos profissionais e seus familiares; o vice-reitor, Hidelbrando Soares; a pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; de coordenadores dos cursos de graduação, de professores, servidores e familiares dos concludentes.