UECE formou mais 94 profissionais do Centro de Humanidades

23 de setembro de 2014 - 13:12

Noite de sexta-feira, 19 de setembro, 94 famílias comemoravam juntas a conquista de seus filhos, netos, irmãos, sobrinhos e amigos. O pátio da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi palco da vitória de jovens e adultos que há anos buscavam por isso.

alt

No interromper das fotografias daqueles que cedo chegaram, no tapete vermelho autoridades da UECE caminharam para dar início a nova etapa das vidas desses concludentes dos cursos de Música, Filosofia, História, Ciências Sociais, Psicologia e Letras, do Centro de Humanidades (CH). Era o início do fim, era o começo de mais um início.

alt

Aberta a solenidade presidida pelo reitor Jackson Sampaio, os concludentes foram presenteados com o som do quarteto de cordas, Ceará Quarteto, coordenado pelo professor Alfredo Barros, que tocaram, inicialmente, o Hino do Ceará.

alt

Eis que, em seguida, chegou aquele que teria a atenção de todos com o discurso que prendeu olhos e ouvidos dos presentes. Com voz trêmula, o único concludente do curso de Psicologia, Emanuel Messias Aguiar de Castro, leu as palavras previamente escolhidas. Falou sobre responsabilidade. “Uma chatice necessária”, como disse Emanuel.

alt

“Temos responsabilidade sobre o que? Eu digo: sobre a crítica. (…) temos a responsabilidade de acreditar nas utopias. De nos lançar em direção a elas. (…) É para isso que estudamos humanas, é essa a função das humanas. (…) A de dizer que não concordamos e que não queremos o mundo do jeito que ele é hoje.”

alt

“Estamos separados em cursos de humanas de maneira meramente didática. Não há ciência psicológica que não seja social, não há se quer ciência sem filosofia, não existiria filosofia sem letras, não há conhecimento sem história e a única certeza que temos do universo é que ele é feito de música. Ah e a arte, talvez aquilo que nos una de fato. O que seria de nós sem a literatura, a poesia, a música e o cinema”, concluiu Emanuel.

alt

A professora Suelene Silva Oliveira Nascimento, que fez o discurso docente, parabenizou não somente os concludentes, mas também aos seus familiares e professores, “que de forma sábia e incansável alicerçaram a trajetória acadêmica de cada um de vocês formandos e, sobretudo, fertilizaram suas vidas com valores”.

alt

O reitor, professor Jackson Sampaio, em seu discurso, pediu aos concludentes para que se sentissem honrados “por serem diplomados nesta Universidade, grande formadora de professores da educação básica. Honrem esta universidade com um comportamento profissional digno”, completou.

alt

Estiveram também presentes na mesa o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, os pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, de Graduação, Marcília Chagas Barreto, de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos, de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas, de Extensão, Claudiana Nogueira de Alencar, da chefe de gabinete, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales e a diretora do CH, Letícia Adriana Pires.

alt

Leia, na íntegra, os discursos discente e docente.