Uece forma novos profissionais da área de Humanas

30 de agosto de 2017 - 20:55

Mais 58 concludentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) colaram grau na última quinta-feira, 24 de agosto, no Campus Itaperi. Os formandos eram dos cursos de Música, História, Ciências Sociais e Psicologia, pertencentes ao Centro de Humanidades (CH).

alt

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares. Para representar o corpo docente, a professora Nelma Maria Dahas Jorge, do curso de Música, fez o discurso, enquanto o corpo discente foi representado pela formanda Suzanne Bandeira Rocha, do curso de Psicologia.

alt

Ao agradecer à Uece, aos pais, amigos e familiares, Suzanne agradeceu também aos professores. “Aprendemos com vocês que ‘ser de humanas’ é levar consigo a esperança de uma sociedade diferente, a força da transformação da realidade no exercício da nossa práxis. Gratidão, pois hoje saímos um pouco mais conscientes de que a nossa formação não acaba aqui, mas apenas se encerra um ciclo para que outros possam começar”.

alt

A oradora docente, por sua vez, iniciou sua fala destacando, orgulhosa, que estava na cerimônia também como procuradora da aluna do curso de Bacharelado em Piano, Karina Alves de Toledo, que não poderia comparecer ao evento, pois estava, naquele momento, estudando no Conservatório de Música de Paris.

alt

“Gostaria de parabenizá-los por essa etapa vencida e desejar-lhes boas-vindas ao mundo das responsabilidades. Agora, vocês ingressam na vida profissional, na qual irão empregar os aprendizados construídos na Uece, uma universidade pública que se mantém fiel ao seu compromisso com a sociedade, promovendo a formação de profissionais qualificados”, disse Nelma Dahas Jorge.

alt

Ao chegar o momento mais aguardado da solenidade, os concludentes prometem, sob juramento, exercer com honestidade os direitos inerentes ao grau a eles conferidos, recebendo, então, do vice-reitor da Uece, a esperada outorga de grau.

O presidente da cerimônia lembrou aos concludentes que estavam se formando por uma das mais importantes universidades públicas do país, uma universidade que possui mais de quatro décadas de muitas lutas e transformações.

alt

“A responsabilidade de vocês é muito grande, como cidadão, como profissional, como uma pessoa que carrega, a partir de agora, 42 anos de história no peito, 42 anos de resiliência e de superação. O compromisso de vocês com essa sociedade se amplia em momentos difíceis. (…) Que nas escolhas feitas para a vida profissional, cada um de vocês possa fazer aquilo que efetivamente gosta, que ama, porque está aí a semente da mudança e da transformação. Sucesso para todos!”, finalizou Hidelbrando Soares.

alt

Para proporcionar ainda mais alegria e beleza à ocasião, a Choro Grande Banda, composta por alunos da Uece, sob coordenação do professor Pablo Garcia, tocou números como Flor de Abacate, de Álvaro Sandim; e Maxixe de Ferro, de José Nunes.

Estiveram também presentes a chefe de Gabinete da Reitoria, Fátima Leitão; o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; a vice-diretora do CH, Adriana Maria Duarte Barros; o coordenador do curso de Música, Ewelter de Siqueira e Rocha; o vice-coordenador do curso de Ciências Sociais, Wellington Ricardo Nogueira Maciel; e a coordenadora do curso de Psicologia, Laysa Castelo Branco Mendes.