Uece forma mais 410 profissionais para o mercado de trabalho
28 de março de 2025 - 14:02
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na noite da última quarta-feira (26), a solenidade de colação de grau para 410 concludentes. O evento aconteceu no Complexo Poliesportivo da Uece, no campus Itaperi, voltado para os formandos de 2024.2 dos Centros de Educação (CED), Humanidades (CH), Ciências da Saúde (CCS), Ciências e Tecnologia (CCT), Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e Faculdade de Veterinária (Favet).
O evento foi presidido pelo reitor, professor Hidelbrando Soares, que parabenizou não apenas os concludentes, mas também seus familiares. Em seu discurso, o reitor afirmou que a solenidade de colação de grau de 410 novos concludentes, ocorre junto aos 50 anos da instituição, é a prova do esforço coletivo, integrado pelos que já atuaram na instituição e pelos que ainda mantêm sua contribuição para a expansão, interiorização e desenvolvimento da Uece. “Ninguém faz nada sozinho”, lembrou o reitor ao citar o secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, e a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, destacando governantes, secretários, reitores, professores e estudantes que igualmente se uniram para que a Uece alcançasse o nível de excelência que já conquistou e tende a conquistar ainda mais.
“Este ano, caros concludentes e familiares, a Uece completa 50 anos de existência. E esses 50 anos são produto desse esforço coletivo, daqueles que já fizeram parte da nossa universidade e daqueles que continuam tocando essa instituição. Existem fatos que marcam esses 50 anos: um deles é o caráter multicampi da Uece. Nesse período, a universidade ampliou sua presença no estado do Ceará, sendo hoje a mais interiorizada do estado, tanto de forma presencial, com seus campi, quanto com a presença de pólos para a oferta de cursos a distância. Hoje, a Uece está em mais de 60 municípios e em todas as regiões do estado. Isso torna a Uece aquela que mais democratizou o acesso à educação superior, fazendo história na vida de muitos cearenses, sendo que, em muitas famílias, a Uece foi responsável pela primeira formação em nível superior”, comemorou o reitor em seu discurso. O reitor ainda pontuou a recente inauguração do Hospital Universitário do Ceará, que tem sua diretoria acadêmica de ensino, pesquisa e inovação em saúde sob responsabilidade da Uece.
A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, professora Sandra Monteiro, após saudar os concludentes, destacou que aquela solenidade representava a esperança, o reconhecimento e a pluralidade da vivência durante a vida acadêmica. “A vida na universidade não se resume somente à sala de aula, mas também às dependências do campus, às vias próximas, onde acontece a convivência entre alunos de todos os cursos”. Sandra Monteiro referiu-se ao movimento estudantil, que contribui para a formação e responsabilidade pela educação de qualidade. Além disso, a secretária parabenizou o secretário da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Inácio Arruda, por ter permitido, em sua gestão na Secitece, que a Uece alcançasse sua expansão e interiorização. O secretário da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, parabenizou os concludentes e o corpo docente da Uece pela conquista, coroada com a solenidade de colação de grau no ensino superior. Ele destacou o trabalho do reitor na expansão e interiorização da universidade e lembrou que a Uece iniciou suas atividades em Fortaleza e atualmente é considerada a “universidade mais sertaneja do Nordeste”, por ter unidades em todas as regiões do estado do Ceará.
A professora do colegiado do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Fátima Teixeira, representou o corpo docente na cerimônia. A professora Maria Fátima Teixeira, docente do Colegiado do curso de Medicina Veterinária, representou o corpo docente na cerimônia. Durante seu discurso, destacou momentos importantes da história da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Faculdade de Veterinária do Ceará (FVC), atual Faculdade de Veterinária da Uece (Favet).
A professora ressaltou que “queria aproveitar esse momento para deixar registrado na nossa história da Uece episódios interessantes que muitos desconhecem, mas que fazem fortalecer o elo existente entre a Faculdade de Veterinária do Ceará (FVC), atual Favet, e a Universidade Estadual do Ceará (Uece)”. Ela lembrou que a FVC foi criada em 23 de março de 1963, em um prédio público situado na Rua Princesa Isabel, 1236. Com o crescimento da instituição, surgiram tentativas de ampliação, mas muitas delas foram frustradas. Diante desse cenário, um marco importante ocorreu com a reestruturação institucional, que levou à criação da Fundação Educacional do Ceará (Funeduce) e, posteriormente, da Uece.“Logo em seguida, a fundação mudou de nome e passou a ser denominada Funece – Fundação Universidade Estadual do Ceará, permanece até hoje. E aí está o grande elo entre a Favet e a Uece”, afirmou a docente. Com a consolidação da universidade, todos os cursos das faculdades estaduais foram incorporados à Uece, passando a integrar o campus do Itaperi. “O primeiro dos recém-chegados foi o curso de Enfermagem”, acrescentou Fátima Teixeira.
A representante discente, Sandy Bitencourt, concludente do curso de Serviço Social, emocionou-se ao discursar sobre a importância de sua formação e sobre a luta pela valorização da educação pública. “Existe a noção preconcebida na sociedade de que o Serviço Social é um curso fácil, tranquilo, que se resume a fazer caridade, entregar cestas básicas e gostar de ajudar as pessoas. Mas, logo no primeiro semestre, minha turma e eu já tínhamos argumentos suficientes para defender que essa noção é extremamente equivocada”, afirmou, expressando gratidão à Uece por ter sido seu lar acadêmico.
No momento mais importante da solenidade, os concludentes realizaram o juramento oficial e receberam, do reitor, a outorga do grau.
O evento foi abrilhantado pela apresentação musical do Trio de estudantes, Ruan Lobo (Violão), Bernardo Monteiro (Clarinete), Pedro Hugo (Contrabaixo) do curso de Música da Uece, sob a coordenação da professora Nelma Dahas.
Estiveram presentes também na mesa principal, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; as pró-reitoras e professoras Mazza Maciel, Lana Nascimento e Mônica Cavaignac; o diretor de Centro de Estudos Sociais Aplicado (Cesa), professor Joaquim Neto Cysne; a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Paula Matias; a vice-diretora da Faculdade de Veterinária, professora Marcia Holanda; o coordenador do curso de Filosofia, professor Emiliano de Aquino, que representou a diretora do Centro de Humanidades; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, professor Antônio Carlos dos Santos; a Diretora do Centro de Educação, professora Isabel Sabino; e demais coordenadores de cursos, professores, familiares e amigos dos concludentes.