Uece forma mais 33 profissionais do curso de Medicina em solenidade virtual

7 de janeiro de 2021 - 12:34

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última terça-feira, 05 de janeiro, solenidade de Colação de Grau virtual, presidida pela reitora pro tempore, professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, para 33 concludentes da XIII Turma do curso de Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento ocorreu em Sala de reuniões virtuais da ferramenta Google Meet, com transmissão ao vivo por meio do Facebook institucional.

Para Laís Fabrício de Oliveira Cunha, oradora discente da turma “muitos podem acreditar que a nossa trajetória na medicina iniciou naquele dia 16 de Março de 2015, no primeiro dia da semana de integração, mas essa história que hoje se renova, teve diversos inícios. Porque nós aprendemos a transformar as adversidades em força, usando a favor do nosso crescimento. Aliados a um corpo docente excepcional, nós somos fruto do que há de mais nobre, somos frutos da resiliência de cada um que compõe esta universidade. Tenho muito orgulho de pertencer a esta universidade, a esta família que me acolheu de braços abertos. Agora posso dizer, sou médica formada pela Uece”.

Em sua fala, a oradora docente Tatiana Pascoalette Rodrigues Bachur enfatizou, “foi com grande alegria que recebi o convite para ser oradora docente e representar o colegiado do curso de Medicina da Uece neste momento em que estes jovens estão encerrando o ciclo acadêmico e tornando-se médicos. A alegria foi ainda maior pelo convite ter partido da minha querida XIII turma. E chegou o ano de 2020, um ano de grandes e inesperados desafios em todos os aspectos das nossas vidas. Seria mesmo possível finalizar o curso no meio de uma pandemia? Tinha que dar certo. Mesmo diante dos medos e incertezas, eles seguiram firmes, encarando a batalha contra o desconhecido, certos de que precisariam se doar neste momento sanitário histórico que seria a sua grande prova final, a prova que lhes diria: sim, você tem um chamado. Seu chamado é estar presente nos momentos mais difíceis do ser humano: os momentos de dores, medos e perdas. Vocês estão preparados? Eu creio que sim… Muitas dificuldades foram superadas ao longo do curso, e cada uma delas os tornou mais fortes, mais resilientes e mais maduros para enfrentar a missão que escolheram para as suas vidas: cuidar, acolher, amparar, sarar e, também, consolar. Hoje, as palmas são para vocês. Sinto um imenso orgulho de vê-los concretizando um grande sonho, pelo qual se doaram desde muito cedo em suas vidas. A grande jornada está para começar. E eu estou aqui para aplaudi-los e dizer: vocês são bons; sei que darão o seu melhor” ressaltou Tatiana Bachur.

A atual diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Ivelise Canito Brasil, destacou, “lembrem-se da pureza de como vocês entraram no curso de Medicina. Não tenham vergonha de ajudar os pacientes de vocês e nem de abraçá-los. Eu amo todos vocês” pontuou a diretora do CCS.

Em seu discurso, a reitora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales destacou “meus cumprimentos aos novos médicos e médicas, seus familiares e amigos. Peço a vocês, a defesa pela qualificação do SUS, da universidade pública, do serviço público em geral. Vocês precisam ir para além das competências técnicas e humanas, as de ouvir, de acolher todos os profissionais como vocês. Devemos aprender sempre. A Uece agradece todos vocês por esse tempo de convivência e crescimento dentro da universidade. Parabéns por mais este ciclo” ressaltou a reitora.

O concludente Ítalo Barroso Tamiarana fez a leitura do Juramento Oficial e do Juramento de Hipócrates.

Compuseram a sala virtual, as seguintes autoridades acadêmicas: além da reitora, Josete Sales; a Pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac; a diretora do CCS, Ivelise Canito Brasil; a coordenadora do curso de Medicina, Denise Fernandes Carvalho de Andrade e a vice-coordenadora, Maria Irismar de Almeida; a cerimônia contou com a participação da incansável servidora, Ana Maria Lopes, diretora da Divisão de Diplomas do Departamento de Ensino de Graduação da Prograd, e demais professores, familiares e amigos dos novos profissionais médicos.

Criada em 1975, a Uece oferece, atualmente, 78 cursos de graduação, dentre licenciaturas e bacharelados, presenciais e a distância, diurnos e noturnos, em seus treze campi: três em Fortaleza (Itaperi, Fátima e 25 de Março), e dez no interior do Estado do Ceará (Limoeiro do Norte, Quixadá, 2 em Iguatu, Crateús, Itapipoca,Tauá, Pacoti, Guaiúba e Mombaça).

Atualmente, a Uece conta com 1.084 professores (efetivos, substitutos, temporários e visitantes) e 377 trabalhadores técnico-administrativos efetivos, para atender 10.103 alunos de graduação em cursos presenciais, na capital, e 4.721 alunos, no interior. Atualmente são 2.056 alunos vinculados aos cursos com oferta na modalidade a distância e 51 alunos no curso do programa especial de formação de professores para Educação Básica/PARFOR. A soma desses números indica um contingente de 16.931 alunos de graduação.

Em seus 45 anos de história, a UECE diplomou em nível de graduação 70.245 profissionais, nas diversas áreas do conhecimento.