Uece forma mais 281 profissionais com destaque para a 1ª turma de Terapia Ocupacional
24 de julho de 2024 - 15:05
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na noite desta terça-feira (23), solenidade de Colação de Grau para 281 concludentes, entre os quais estavam os 20 primeiros estudantes a se formarem em Terapia Ocupacional pela instituição. O evento aconteceu no Palatium Buffet, voltado para os formandos de 2024.1 dos Centros de Educação (CED), Humanidades (CH), Ciências da Saúde (CCS), Ciências e Tecnologia (CCT), Estudos Sociais Aplicados (Cesa), Faculdade de Veterinária (Favet), Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O evento foi presidido pelo reitor, professor Hidelbrando Soares, que parabenizou não apenas aos concludentes, mas também aos seus familiares. “Cumprindo uma de nossas maiores missões, a Uece está entregando à sociedade cearense e brasileira pessoas formadas com qualidade, pessoas que, em grande parte, vêm da escola pública. Assim, estamos contribuindo não apenas para o fortalecimento do mercado de trabalho, mas para o desenvolvimento do Estado, ao mesmo tempo que contribuímos com a justiça social e com a equidade”.
Parabenizando de forma especial aos concludentes e docentes do curso de Terapia Ocupacional, o reitor destacou que não é fácil fazer universidade pública, que as condições para avançar nunca são as ideais. Lembrando a decisão do ex-reitor Jackson Sampaio, professor Hidelbrando ressaltou que, “mesmo com todas as adversidades, ele criou o curso de Terapia Ocupacional. Se ele tivesse esperado as condições ideais, não estaríamos formando hoje a primeira turma de Terapia Ocupacional. Assim, parabenizo não apenas aos concludentes de TO, mas também a todos os professores e as professoras envolvidas na criação e no desenvolvimento do curso”.
Ainda sobre avançar, o gestor completou: “As condições para avançar dificilmente são ideais, mas não podemos esperar 20 ou 30 anos pelas condições ideais para, por exemplo, levar aos rincões do Ceará um curso tão esperado pelos meninos e pelas meninas daquela região, que, como todos, têm o direito de se formar e buscar uma vida melhor. Esse é um processo necessário para o povo brasileiro, que é o de democratizar o acesso à universidade pública e gratuita”.
Para secretária da Ciência e Tecnologia, professora Sandra Monteiro, essa foi uma noite festiva, que pôde ser representada por algumas palavras: “esperança, reconhecimento, conhecimento, resiliência, transformação e pluralidade”. A secretária parabenizou os concludentes destacando a turma de TO. “Parabenizo a todos os formandos em nome da primeira e histórica turma do curso de Terapia Ocupacional da Uece… vocês estão concluindo seus cursos pela melhor estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, é algo para se ter orgulho”. Colocando sua história como exemplo, que de origem humilde se tornou professora e depois a primeira mulher secretária da Secitece, Sandra salientou o poder da Educação. “A Educação é transformadora!”.
O vice-coordenador do curso de Terapia Ocupacional, professor Erasmo Ruiz, foi o representante docente da cerimônia. Ele destacou que, diante do contexto de crise global, com pandemia, mudanças climáticas, desigualdade social e desinformação, é preciso reconhecer o valor da ciência. “Neste cenário, a importância da ciência é inegável. A ciência não é apenas um campo de estudo, é um farol em tempos de incerteza. Ela nos fornece ferramentas para entender o mundo, desenvolver soluções e tomar decisões criticamente qualificadas”. E deixou uma mensagem aos formandos. “Vocês estão adentrando em uma nova fase de suas vidas, carregando consigo não apenas o conhecimento adquirido, mas também a responsabilidade de usá-lo para o bem maior… A ciência e o conhecimento que possuem são ferramentas poderosas para enfrentar os desafios do nosso tempo”.
A representante discente, concludente do curso de licenciatura em Educação Física, modalidade a distância, Leilde de Oliveira, falou sobre ensinar e aprender. “Não pareceu ser fácil passar no vestibular, mas continuar no curso, muitas vezes foi mais desafiador. E na escola da vida, o aprendizado é contínuo… Nunca foi fácil para nenhum de nós! Mas estamos todos aqui, celebrando a experiência de ensinar e aprender”.
Para o formando em Terapia Ocupacional, Paulo Vitor Amaral, “mais do que, enfim, estar se formando pela primeira turma e por uma universidade pública, levo o peso de 13 anos em que terapeutas ocupacionais, políticos, o governador do estado e professores da Uece envolvidos lutaram para que esse curso pudesse existir. As dificuldades que enfrentamos também foram muito importantes para que chegássemos até aqui hoje fortalecidos, como a primeira turma formada, e isso é muito gratificante! É muito gratificante tanto para a Uece como também para nós, que vamos poder devolver o nosso ensino para a comunidade, para outras pessoas que precisam”.
Chegado o momento mais importante da solenidade, os concludentes realizaram o juramento oficial e receberam, do reitor, a outorga do grau.
A ocasião foi abrilhantada pela apresentação do Duo de Violões, formado pelos estudantes do curso de Música da Uece, Gabriel Castro e Cindy Laura.
Estiveram presentes na mesa principal, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, os pró-reitores Mazza Maciel, Lana Nascimento e Paolo de Araújo; os diretores de Centros e Faculdade, Luciano Cavalcante, Samya Coutinho, Adriana Barros, Edite Colares e Nailton Evangelista; o coordenador geral da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais, Fábio Castelo Branco; e o vice-diretor da Favet e representante da Coordenação do curso de Medicina Veterinária, Isaac Neto. Estiveram também presentes na solenidade, coordenadores e professores dos cursos.
Fotos: Chico Gomes