Uece forma 100 novos profissionais em cerimônias de Colação de Grau Especial

24 de fevereiro de 2023 - 21:07

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou nesta sexta-feira (24), no Auditório Paulo Petrola – campus Itaperi, duas cerimônias de Colação de Grau Especial referentes ao semestre letivo 2022.2, voltadas para 100 concludentes dos Centros de Educação (CED), de Estudos Sociais Aplicados (CESA), de Ciências da Saúde (CCS), de Ciências e Tecnologia (CCT) e de Humanidades (CH), Faculdade de Veterinária (FAVET) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os eventos foram presididos pelo reitor da instituição, professor Hidelbrando Soares, que falou aos concludentes sobre três importantes pontos a serem considerados, agora como profissionais formados – a vitória coletiva, a importância do serviço público como bem público/bem do povo e o orgulho por se formarem em uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

“Essa é uma vitória coletiva, uma vitória também da família, que ajudou, que acompanhou toda essa luta. É vitória também de todos que, de alguma forma, contribuíram para que você chegasse onde chegou […]. A universidade é um bem do povo, e foi esse povo que permitiu que vocês chegassem aqui. Foi o povo que ofereceu a vocês a educação pública, gratuita e de qualidade que tiveram na Uece […]. Vocês estão recebendo o diploma de uma instituição que vai completar 48 de existência. Uma universidade que vem efetivamente se destacando no cenário nacional como referência científica acadêmica, da boa ciência, mas também da boa formação da graduação e da pós-graduação”, explanou o reitor.

A concludente do curso de Ciências Sociais do CH, Mariana Maia Cunha, disse ter se emocionado com o discurso do reitor; agradeceu aos professores e servidores da Uece pelo profissionalismo e dedicação aos seus estudantes. Mariana pontuou ainda que logrou êxito em recente concurso para professores, promovido pelo Governo do Estado do Ceará. A jovem veio acompanhada de familiares, mas a sobrinha, Maria Luiza Maia, de cinco anos, chamou a atenção de todos. A pequena menina falante era só alegria, muito atenta a todos os detalhes da cerimônia de Colação de Grau.

Estiveram também presentes nos eventos, pró-reitores, diretores de Centros, coordenadores e professores de cursos, além de convidados dos formandos.