UECE forma 30 novos enfermeiras e enfermeiros

24 de novembro de 2021 - 13:09 # # #

Assim como as borboletas precisam passar por fases pouco produtivas e atrativas antes de ganharem asas e alcançarem a beleza e a liberdade que lhes permitem cumprir seu papel na natureza, os seres humanos também necessitam superar etapas para evoluírem e desbravarem novos caminhos. A analogia foi feita pela professora Shérida Karanini Paz de Oliveira, vice coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), durante a colação de grau de 30 novos enfermeiros, realizada de forma virtual no último dia 12 de novembro. Ao representar o corpo docente do curso, a professora lembrou os desafios enfrentados pelos concludentes até o dia da colação de grau, a relevância do processo de amadurecimento e a alegria de vivenciar as transformações.

“As borboletas passam por vários estágios, não sendo possível pular nenhum deles, pois cada estágio é indispensável para o processo de transformação. As borboletas só voam livremente depois de passarem por um processo difícil e, às vezes, doloroso, até que chega a hora de virar borboleta. Hoje, chegou a hora de vocês. A jornada não foi fácil, mas vocês conseguiram superar os desafios e dificuldades e chegar até aqui. Vocês passaram por várias transformações ao longo dos anos de faculdade. Amadureceram, evoluíram e se transformaram. Sintam-se gratos e capazes. Lembrem-se: Deus nos criou para sermos vitoriosos. Ergam a cabeça. Enfrentem os desafios. Permaneçam no caminho do bem. Coloquem-se a favor de uma sociedade mais justa. Façam suas atividades com alegria. Reguem seus sonhos com amor e dedicação. Vivam e façam a diferença na vida de todas as pessoas que cruzarem os seus caminhos”, disse a professora Shérida Karanini.

A superação das dificuldades e a transformação de jovens estudantes em profissionais qualificados foram ratificadas no discurso do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, para quem as solenidades de colação de grau são consideradas como um momento festivo. “O caráter celebrativo das colações de grau da Uece é plenamente justificado, pois a cerimônia de colação de grau representa o fechamento de um ciclo que, há alguns anos, se iniciou com um sonho. Transformar esse sonho em realidade, ingressar na universidade e fazer o percurso esperado com certeza foram tarefas que exigiram muito esforço de vocês. Não foram poucos os momentos em que a esperança precisou se fazer mais forte do que o medo e a superação foi a palavra de ordem. Esse sentimento de esperança ainda mais fortalecido esteve presente de forma muito particular nos últimos quase dois anos em que vivemos a pandemia de covid-19, que ainda não terminou. Na Uece, estivemos e estamos unidos em busca das melhores soluções para mantermos a segurança, a saúde e a vida da nossa comunidade acadêmica”, afirmou o reitor, que se solidarizou com as famílias das mais de 612 mil vítimas da covid-19.

O reitor lembrou que os tempos atuais são difíceis, tendo em vista a pandemia de covid-19 e da crise econômica que afeta o Brasil, ocasionando aumento significativo nos preços de produtos básicos como alimentos e gás de cozinha, o que afeta sobretudo a população mais vulnerável. “Inegavelmente, são tempos difíceis que nos convocam a uma atuação crítica e solidária diante do cenário que estamos vivendo. É nesse contexto que a Uece forma 30 novos enfermeiros e enfermeiras. Vocês, concludentes, agora utilizarão os conhecimentos construídos ao longo da formação qualificada que tiveram nessa instituição para atuar na promoção do bem-estar das pessoas. Orgulhem-se dessa oportunidade e da formação que tiveram. A profissão que vocês escolheram para exercer é belíssima e teve grande enfoque nos últimos meses em virtude da crise de saúde que vivenciamos, mas vocês merecem ser parabenizados todos os dias pela dedicação no cuidado com as pessoas. Atuem de forma crítica e consciente de sua responsabilidade junto à sociedade. Sejam justos, éticos e solidários, pois o mundo precisa de profissionais com esses valores. Às professoras e aos professores do curso de Enfermagem da Uece, trago meus sinceros agradecimentos, que estendo aos servidores, às servidoras e aos familiares de cada concludente dessa cerimônia”, finalizou o professor Hidelbrando Soares.

Realização

A representante dos formandos, Letícia Gabriele Saraiva de Farias, falou sobre a alegria da formatura e o marco que ela significa para muitas famílias, nas quais os novos enfermeiros formados pela Uece são os primeiros com nível superior. “Cursar essa graduação vai muito além de uma realização pessoal. É uma realização coletiva, familiar. Para alguns, é o marco de ter a primeira pessoa da família que cursou o ensino superior, é a esperança de, finalmente, o mundo se tornar um lugar de possibilidades. A universidade pública, a Uece, é um espaço que nos permitiu conhecer a diversidade social, seja dentro da sala de aula, seja na nossa atuação.  Usaremos o nosso conhecimento em benefício da sociedade. Que por meio da nossa profissão, dessa escolha pessoal que fizemos, realidades externas possam ser modificadas”, disse.