Uece firma termo de cooperação técnica para apoio à Política Antimanicomial do TJ-CE

12 de março de 2024 - 07:45

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (Proex), celebrou, no último dia 1º, uma importante parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a Secretaria da Saúde (Sesa) e o Centro Universitário Farias Brito (FBUni). Trata-se de acordo de cooperação técnica para apoio à Política Antimanicomial encampada pelo Tribunal.

O termo de cooperação técnica visa criar e regular o funcionamento de projeto de extensão que, a partir das atividades dos órgãos e das entidades envolvidas, fomente o desenvolvimento de atividades artísticas junto a pacientes judiciários, bem como a servidores da SAP e da Sesa que trabalhem com pessoas em sofrimento mental.

A atuação da Uece ocorrerá por meio do projeto de extensão Cromologia: exploração das cores e da luz na interface entre arte e saúde mental por meio de ações de extensão, coordenado pelo Professor Pablo Manyé, coordenador de Arte e Cultura da Proex. O projeto trabalha linguagens artísticas, como óleo sobre tela e madeira, tintas acrílicas, aquarela, colagem e light art (ou artes elaboradas com luz).

O coordenador do projeto de extensão, Prof. Pablo Manyé, destaca que “o projeto conta com um numeroso grupo de alunos bolsistas e voluntários, que conferem maior sentido e vitalidade aos esforços empreendidos” e considera, ainda, que “o acordo culminará em uma exposição na Escola Superior da Magistratura (Esmec), coroando o êxito da longa luta dos movimentos antimanicomiais no Ceará. A partir da expressão artística e guiados pela relação indissolúvel entre ensino e extensão, os participantes convocam a sociedade para um diálogo genuíno entre e realidade e recriação”.

Para a pró-reitora de Extensão da Uece, professora Lana Nascimento, “esta parceria e a ação consistem em contributo à Política Antimanicomial e pra caminharmos da segregação à inclusão e humanização daqueles que vivem em sofrimento mental”.