Uece firma parceria com TCU e Observatório Social para fiscalização cidadã
28 de março de 2025 - 09:17
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é uma das instituições parceiras da iniciativa Força-Tarefa Cidadã, promovida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Observatório Social do Brasil (OSB). O projeto tem como objetivo mobilizar cidadãos voluntários para acompanhar e fiscalizar obras de escolas e creches inscritas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação, sob a responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O edital para cadastro e capacitação de interessados foi lançado ainda em fevereiro, permitindo que voluntários realizem a fiscalização das obras e registrem informações no aplicativo #UniãoCidadã, desenvolvido pelo TCU. O trabalho permitirá monitorar mais de 3,7 mil obras paralisadas e inacabadas, cuja retomada pode garantir mais de 700 mil vagas na educação básica e profissionalizante.
Participação da Uece
A Uece se soma à iniciativa como instituição parceira, incentivando a participação de seus estudantes e docentes na Força-Tarefa Cidadã. Os interessados devem se cadastrar no formulário online disponível aqui até o dia 13 de abril de 2025. Após a inscrição, os voluntários passarão por entrevistas para identificar suas áreas de interesse e, em seguida, serão capacitados por meio de um curso a distância oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), vinculado ao TCU.
As pessoas selecionadas visitarão os locais designados, preencherão formulários por meio de seus celulares e coletarão fotos das obras fiscalizadas. As informações coletadas serão utilizadas para aprimorar o controle sobre o andamento das construções, prevenindo falhas e atrasos e priorizando ações corretivas.
Embora a atividade seja voluntária e não remunerada, estudantes universitários poderão converter sua participação em carga horária extracurricular, requisito essencial para a conclusão dos cursos de graduação.
A ação conta ainda com o apoio da Rede Integrar, do Ministério Público Federal, dos Ministérios Públicos Estaduais e da Controladoria-Geral da União (CGU). O projeto está alinhado ao Plano de Gestão do TCU para o biênio 2025-2026, que busca fortalecer a participação cidadã e a construção de redes colaborativas para ampliar a transparência e eficiência na gestão pública.
Mais informações podem ser obtidas no site do TCU (clique aqui) ou pelo e-mail forcatarefa@osbrasil.org.br.