Uece firma acordo com 31 prefeituras para oferta de 17 cursos de especialização gratuitos

19 de agosto de 2025 - 10:15

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu mais um passo em sua missão de interiorizar e democratizar o ensino superior no Estado. Ocorreu nesta segunda, 18 de agosto, evento para celebrar a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Uece, por meio de sua Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE), o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com 31 prefeituras cearenses. O objetivo é viabilizar a oferta de 17 cursos de especialização públicos e gratuitos, voltados para professores da rede municipal e outros servidores públicos.

Ao todo, serão disponibilizadas mais de 1.400 vagas, ampliando a qualificação profissional e fortalecendo a educação nos municípios parceiros. A iniciativa contribui para a formação continuada e para a melhoria da gestão pública, consolidando o papel da educação como base para o desenvolvimento social e econômico.

A cerimônia contou com a presença de prefeitas e prefeitos que representam a força do interior cearense: Maria Ivoneth Braga de Sousa (Pedra Branca), Dilmara Amaral (Limoeiro do Norte), Renata Vasconcelos (Tabuleiro do Norte), Neila Vitoriano (Piquet Carneiro), Átila Câmara (Maranguape), Marcelo Ferreira Teles (São Gonçalo do Amarante), João Paulo Furtado (Mauriti), Jardel Sousa (Canindé), além da vice-prefeita Ana Priscila Gois Menezes (Caucaia). Também participaram secretários de Educação dos 31 municípios contemplados.

Durante o evento, a Uece reafirmou seu compromisso com a formação de qualidade, a valorização da educação pública e o desenvolvimento de todo o Ceará. “É a educação pública que transforma o Ceará”, destacou o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, após saudar a todos os prefeitos participantes do evento e todos os secretários de educação que representaram os municípios. “Nós acreditamos que qualquer desenvolvimento social passa pela educação e quando fazemos educação superior pública e de qualidade isso nos alegra bastante. Esses 17 cursos de especialização totalmente gratuitos para os servidores municipais e docentes da rede pública farão com que os profissionais que atuam nesses municípios sejam cada vez mais qualificados para avançar no desenvolvimento do nosso estado. A Uece vem reforçar cada vez mais a educação no interior do nosso Estado, ampliando e fortalecendo a interiorização da educação superior pública.”, finaliza.

Compuseram a mesa ainda o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o prefeito de Maranguape, Átila Cordeiro Câmara; a Representante do Fórum Nacional e Estadual de Coordenadores UAB dos polos, Maria Virgínia Tavares Cruz; o chefe de Gabinete da Reitoria, Professor Altemar da Costa Muniz; o coordenador da Sate/Uece, Professor João Rameres Régis; e o coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil – Uab/Uece, Professor Fábio Castelo Branco.

Com essa parceria, cidades como Tabuleiro do Norte reforçam sua adesão à iniciativa, priorizando a valorização e qualificação dos servidores municipais. “Estamos investindo em educação como base para uma gestão pública mais eficiente e transformadora”, pontuou a prefeita da cidade, Renata Vasconcelos.

Segundo a prefeita de Limoeiro do Norte, Dilmara Amaral, a iniciativa representa um avanço importante para a educação a distância e para a interiorização do ensino superior. “Esse acordo fortalece a parceria entre municípios e universidade, abrindo portas para que mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade e possam se preparar para o futuro”, destacou.

O Acordo de Cooperação Técnica é um marco para a educação no interior do Estado, consolidando a integração entre universidade e municípios em prol da formação continuada e do fortalecimento da educação pública cearense.