UECE finaliza Programa de Formação de Professores financiado pelo FECOP

24 de setembro de 2012 - 20:05 #

Com a colação de grau para 20 formandos do curso de Ciências Biológicas, nesta terça-feira (25/09), no município de Amontada, a 165 km de Fortaleza, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) finaliza a sua participação no Programa “Incentivo à Capacitação de Recursos Humanos para Melhoria do Ensino Fundamental e Médio” financiado pelo Fundo Estadual de Combate a Pobreza (FECOP). Presidida pelo Vice-Reitor da UECE, Hidelbrando dos Santos Soares, a solenidade está agendada para as 18h, na Churrascaria Lual do Sertão. A turma de concludentes tem como orador docente a professora Isabel Cristina Higino Santana e orador discente, a formanda Maria Hiralda Duarte.

No momento em que a UECE finaliza as atividades desse relevante programa, o seu coordenador, professor Nelson Arruda, agradece o compromisso, dedicação e profissionalismo de todos os professores, coordenadores de turma, coordenadores de área, diretores de Centro/Faculdades e pessoal de apoio, que acreditaram nessa proposta estruturante do governo do estado de levar educação superior de qualidade aos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), colaborando para a erradicação da pobreza através da melhoria da formação educacional dos seus habitantes. “Muitos alunos egressos do programa foram absorvidos pela rede pública de ensino e obtiveram aprovação em concursos diversos, o que demonstra que cumprimos bem nosso objetivo educacional e social” finaliza o Prof. Nelson Arruda.

Os cursos de graduação regular foram ministrados de forma descentralizada e a coordenação pedagógica dos mesmos ficou sob a responsabilidade das seis unidades interioranas da UECE. As aulas foram ministradas por 116 professores pertencentes aos quadros docentes da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Centro de Ciências e Tecnologia (CECITEC), Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Faculdade de Veterinária (FAVET) e Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Em 2009 foram adquiridos e distribuídos 4.049 livros científicos das diversas áreas do conhecimento, os quais foram incorporados pelas bibliotecas setoriais dos Campi da Uece no interior, além de computadores, televisões e DVDs.

O projeto teve duração de oito anos, e foi iniciado no final de 2004. Foram ofertadas 22 turmas dos cursos de licenciatura em Letras, Matemática, Química e Ciências Biológicas em 17 municípios, resultando na formação de 295 licenciados em Letras, 263 em Matemática, 29 em Química e 20 em Ciências Biológicas, totalizando 607 profissionais preparados para atuar no magistério.

Os municípios contemplados foram: Amontada (Curso de Ciências Biológicas), Arneiroz (Letras), Cariús (Matemática e Letras), Catarina (Matemática), Choró (Matemática), Hidrolândia (Matemática), Ibaretama (Letras), Itatira (Letras e Matemática), Jaguaretama (Matemática), Morrinhos (Matemática), Ocara (Letras e Matemática), Parambu (Letras e Matemática), Pereiro (Matemática), Potiretama (Letras), Quiterianópolis (Letras e Matemática), Tejuçuoca (Matemática) e Umirim (Química).

A Coordenação executivo-administrativa do programa na UECE foi exercida, inicialmente, pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a partir de 2008 passou a ser gerenciada pelo professor Nelson Arruda, ex-Diretor do Centro de Educação (CED).