UECE faz parceria para reforma do prédio do CH

16 de julho de 2014 - 11:58

O Projeto de Retrofit das Áreas Externas do Centro de Humanidades  (CH) foi iniciado a partir de uma parceria, firmada entre o Centro Universitário Estácio do Ceará e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trata-se de um projeto de responsabilidade social que tem como fim o impacto positivo para a sociedade, através da práxis acadêmica voltada à educação transformadora. Imbuído deste conceito, o Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, vem contribuir para a melhoria dos espaços externos do CH, através da aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas pelos alunos do curso, assim como do corpo docente, comprometido com o bem estar social.

alt

Analisando-se o estado de conservação do edifício do Centro de Humanidades, observou-se que o prédio encontra-se em estado avançado de deterioração. A partir de levantamentos e estudos realizados, concluiu-se ser necessária uma ampla intervenção na edificação. Contudo, devido à existência de projetos em andamento, destinados às áreas internas da edificação, optou-se por iniciar os trabalhos projetivos pelas áreas externas, de maneira a proporcionar um melhor uso destes espaços, através da utilização de materiais sustentáveis e da aplicação de normas de acessibilidade.

O Projeto de Retrofit das áreas externas do CH contempla a intervenção nas fachadas Nordeste e Noroeste, visando a desobstrução da circulação a partir do remanejamento de máquinas condensadoras de ar condicionado e a criação de passeios adequados às normas de acessibilidade; a recuperação da pavimentação do estacionamento existente, contemplando sua permeabilidade e adaptação aos transportes alternativos e; a requalificação da área de cantina, transformando-a em praça de alimentação com espaços contemplativos.

O projeto encontra-se em fase inicial, tendo sido apresentada sua primeira proposta à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e equipe de técnicos da Universidade. Seguindo o processo projetual, após adaptações e modificações sugeridas pelo cliente, será realizado o projeto executivo, a ser encaminhado pela UECE.

Conheça o Projeto Retrofit