Uece faz exposição sobre riqueza ecológica do Ceará no Junho Ambiental

28 de junho de 2023 - 16:35

Com exposição sobre riqueza ecológica do Ceará no Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha, a Uece participou das atividades de encerramento do *Junho Ambiental*, promovido pela Sema e Semace, no período de 2 de junho a 4 de julho.

A exposição no museu MNHCE-Uece contou com imagens das espécies nativas da Mata Atlântica, tais como insetos, aves, cobras, lagartos, mamíferos e plantas. Também foi possível apreciar o material histórico do naturalista Dias da Rocha que pertence ao Museu do Ceará, tais como o imponente urubu rei e um incrível crânio de jacaré amazônico, ambos com mais de cem anos. Ao todo, aproximadamente 800 pessoas participaram nos dois dias de evento.

Além da exposição, houve uma parte interativa na qual as pessoas tiveram a oportunidade de tocar e tirar fotos com o acervo didático do MHNCE, o que chamaram de selfie animal. Também foram elaborados jogos envolvendo biologia e curiosidades sobre aves e mamíferos, além da distribuição de material educativo.

O Junho Ambiental contou com uma vasta programação, que neste ano incluiu debates e ações sobre o agravamento da crise do Meio Ambiente em todo o mundo. O Governo do Estado, por intermédio dos órgãos e instituições que atuam para preservar o meio ambiente, desenvolveu, no período, atividades de educação ambiental, palestras, exposições, trilhas ecológicas, rodas de conversa, corridas de rua, distribuição e plantio de, além de entrega de material educativo, distribuição.

Na serra de Baturité a programação foi realizada nos dias 24 e 25 de junho, nos municípios de Guaramiranga e Pacoti, com a coordenação do Gestor da Apa da Serra de Baturité, Wlademir Theotônio. Moradores de Guaramiranga e Pacoti receberam aproximadamente 400 mudas nativas da região (ipês amarelo e roxo, jenipapo, cedro, pitombeira e jatobá). Trabalhos sobre a ecologia integraram exposições do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE-UECE) e do Museu do Ceará. Representantes da ONG Aquasis debateram sobre educação ambiental, com a apresentação do projeto *periquito cara-suja*, ações realizadas pelo BPMA e a gestão do Parque Estadual Marinho Risca do Meio, mostrando sua fauna, importância e atividades.

Em Guaramiranga, o evento aconteceu no Espaço Cultural Juarez Barroso, já em Pacoti, as atividades foram realizadas na Biblioteca Dona Candinha, na Praça Central da cidade.