Uece executará primeiro concurso público para professores de escolas indígenas do Ceará
27 de julho de 2023 - 09:16
O certame será realizado pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Uece
O Governo do Estado do Ceará lançou o edital para o primeiro concurso público do Ceará voltado aos povos indígenas. O certame contempla professores da educação básica, que serão lotados em 39 escolas indígenas da rede estadual de ensino em 16 municípios: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.
No total, serão 200 vagas, que contemplarão 14 etnias: Anacé; Gavião; Jenipapo-Kanindé; Kalabaça; Kanindé; Kariri; Pitaguary; Potyguara; Tabajara; Tapeba; Tapuya Kariri; Tubiba Tapuya; Tupinambá e Tremembé.
Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “o concurso público para professores de escolas indígenas tem uma importância fundamental para o nosso estado, pois essas instituições são pontos de fortalecimento da cultura dos povos originários e, consequentemente, da nossa coletividade. A Uece tem orgulho de estar à frente desse certame, que é uma iniciativa tão importante para a educação no Ceará.”
Membro da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Uece, a professora Germana Paixão avalia que “a experiência que a CEV/Uece construiu na execução de diversos concursos públicos para professores, inclusive em parceria com a Seduc, é um elemento qualificador desse processo pioneiro para a Universidade e para o Ceará.”
O edital foi lançado no último dia 20 de julho e está disponível na página da CEV.
Clique aqui para acessar a página do concurso.
Com informações e foto da Casa Civil.